Vigilância Sanitária precisou tomar atitude às pressas, após químico utilizado para tratamentos de beleza ter supostamente causado uma morte no Brasil
O Jornal Nacional, da Globo, trouxe à tona uma ordem emergencial da Anvisa. Em junho, após um caso fatal ganhar repercussão no Brasil, a instituição de segurança precisou proibir o uso de um produto que vinha sendo usado indevidamente para fins estéticos.
Lamentavelmente, Thiago Chagas, de 27 anos, morreu durante uma sessão de peeling com fenol em uma clínica de São Paulo. Mas, apesar de o caso ter acontecido com um homem, o procedimento com o químico é muito mais popular entre as mulheres, segundo a ISAPS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Anvisa decidiu proibir a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos”, disse a nota publicada pela instituição no Diário Oficial, anunciando que daria início a uma investigação.
Já de acordo com o Jornal Nacional, essa proibição é válida até que as pesquisas sobre os potenciais danos associados ao uso do produto sejam concluídas oficialmente. Por regra, o químico deveria usado apenas por médicos especializados, mas, até então, não havia controle sobre a venda.
“O fenol não era uma sinalização recorrente para a agência. Passou a ser com a questão do óbito, e aí nós atuamos agora de forma mais enérgica”, pontuou o gerente de Fiscalização e Inspeção Sanitária da Anvisa, Marcus Aurélio Miranda de Araújo, em entrevista à Globo, chamando atenção aos perigos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, a proibição desagradou médicos que são especialistas nesse tipo de tratamento. O Conselho Regional de Medicina de São Paulo, que já havia solicitado à Justiça que os profissionais da área pudessem usar o produto, entrou com novo pedido para derrubar a resolução que segue em vigor.
Desde 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização de aeroportos, fronteiras, entre outros espaços, mantendo parceria com o Governo Federal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
● Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado
Onde assistir ao Jornal Nacional?
O telejornal, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, é exibido a partir de 20h30, na Globo. Além da TV aberta, o público também pode acompanhar aos trechos e edições completas através do Globoplay, que é a plataforma de vídeos da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE