GRAVE!

100 kg de comida estragada: ANVISA lacra 5 restaurantes populares e que você ama ir

Anvisa - Restaurante (Montagem - TV Foco)

Anvisa - Restaurante (Montagem - TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa fecha as portas de 5 grandes restaurantes por apresentarem riscos aos seus clientes

A ANVISA realizou uma operação de fiscalização que resultou no fechamento de cinco restaurantes populares e queridos pelo público, devido a graves violações sanitárias. A inspeção revelou uma alarmante infestação de baratas e a presença de 100 kg de alimentos estragados, comprometendo a segurança alimentar e a saúde dos consumidores.

O rigor da ação visa garantir que estabelecimentos mantenham padrões adequados de higiene e qualidade, preservando o bem-estar da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa fiscaliza todos os produtos que entram no país (Reprodução: Anvisa/Divulgação)

Segundo o portal R7, um restaurante na Zona Norte do Rio de Janeiro foi interditado após a Vigilância Sanitária encontrar 100 kg de comida estragada no local. Além disso, a equipe de inspeção constatou precárias condições de higiene, com presença de ratos e baratas entre os alimentos.

O caso aconteceu no dia 7 de dezembro de 2023 e, segundo as autoridades, os alimentos impróprios para consumo estavam armazenados de forma irregular, alguns inclusive no chão. Diversos produtos também estavam fora da validade e eram mantidos em temperaturas inadequadas.

Anvisa é responsável pela fiscalização de produtos e restaurantes (Reprodução/Foto: Adriano Machado/Reuters)

Diante da situação, a gerente do restaurante foi presa em flagrante por crime contra a relação de consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como não foi divulgado o nome do restaurante, se tornou impossível buscar uma nota dos responsáveis sobre o ocorrido.

4 de uma vez só

Quatro restaurantes do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foram interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 9 de junho de 2023, após a constatação da presença de baratas nos estabelecimentos. 

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o G1, a medida visa garantir a saúde dos consumidores e evitar a proliferação de doenças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os restaurantes interditados foram:

Praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos (Reprodução/Internet)

A Anvisa informou que a presença de insetos foi observada durante uma inspeção de rotina. Os restaurantes só poderão ser reabertos após comprovarem a eliminação completa das baratas e a adequação das condições sanitárias às normas da agência.

Em nota, a Aeroportos Brasil Viracopos disse que o fechamento ocorreu em uma área isolada da praça de alimentação e que sempre orienta os lojistas sobre obrigações previstas em contrato e agora se coloca à disposição para solucionar os problemas indicados. 

“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, diz o texto da nota.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para fazer uma denúncia à ANVISA, acesse o site oficial da agência e utilize o sistema de Ouvidoria Geral (e-Ouv). Alternativamente, ligue para o telefone 0800 642 9782 ou envie um e-mail.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile