ALERTA

1,5 tonelada de carne PODRE: Anvisa lacra e interdita açougue de mercado tradicional, rival do Carrefour

10/08/2024 às 9h20

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa e açougue - Foto Reprodução Internet

A Vigilância Sanitária surpreendeu ao realizar às pressas a interdição de um açougue de um mercado tradicional grande rival do Carrefour

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a interdição contra açougue de mercado rival do Carrefour.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em julho de 2024, segundo informações do portal Mídia Max, a fiscalização do Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) realizou operações no interior de Mato Grosso do Sul, que resultaram em fechamento de mercados e apreensões. Vários alimentos foram proibidos por não estarem de acordo com os procedimentos adotados pela Anvisa.

Em Angélica, localizada a 276 quilômetros de Campo Grande, constatou-se que um mercado comercializava produtos alimentícios vencidos, além de mel falsificado. Peixes e frios estavam expostos à contaminação devido a embalagens rompidas. O estabelecimento também operava sem alvará, licença sanitária e selo de inspeção municipal para produção de carne de sol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desta forma, mais de 1,56 tonelada de produtos foram descartados, devido às más condições de acondicionamento. Vale lembrar que o açougue em questão, rival do Carrefour, não estava cumprindo da forma correta as determinações da Anvisa e justamente por isso, acabou sendo alvo de uma operação. A notícia envolvendo o estabelecimento chocou os clientes.

Pronunciamento:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações do supermercado citado na matéria a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua aberto para o mesmo poder expor sua versão dos fatos.

Situação atual:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo indica que após o ocorrido, o supermercado se adequou novamente as normas da Anvisa e voltou a funcionar normalmente.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

  • Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
  • Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
  • Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
  • Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
  • Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
  • Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
  • Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.

Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.

Anvisa
anvisa açougue
Destaque

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.