BOMBA!

Comida estragada e risco à saúde: Anvisa lacra restaurante popular dos shoppings e +4 que você ama

09/06/2024 às 22h35

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa lacra restaurante popular dos shoppings e +4 - (Foto: Reprodução / Internet)

O órgão vinculado ao Ministério da Saúde decretou o fechamento de restaurantes que provavelmente você conheça

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a proibição do órgão federal contra 5 restaurantes que provavelmente você ama ir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação da Anvisa contra esses estabelecimentos se deu pela alta frequência em que as pessoas costumam ir a lugares como esses. Até porque, um dia de lazer com amigos ou família em restaurantes que possam ofertar a sua comida preferida, é sempre uma ótima opção.

É por esse motivo que a autarquia agiu de forma ordenada para garantir que esses pontos comerciais estariam em conformidade com a higienização para com seus clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o G1, em novembro de 2023, o órgão vinculado ao Ministério da Saúde, e interditou quatro restaurantes na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ao ser encontrado insetos como barata.

Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria foram fechados em novembro (Reprodução/Foto: G1)
Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria foram fechados em novembro (Reprodução/Foto: G1)

“A presença dos insetos foi observada nos estabelecimentos Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria”. disse a Anvisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, a autarquia comunicou que os restaurantes só seriam autorizados a voltarem com suas atividades normais quando provarem que conseguiram eliminar a infestação.

Comunicado do Aeroporto

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Através de um comunicado, o Aeroportos Brasil Viracopos alegou que o fechamento aconteceu em uma área isolada da praça de alimentação e que sempre orienta os lojistas sobre obrigações previstas em contrato. Além disso, eles se colocaram à disposição para solucionar os problemas indicados.

“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, diz o texto da nota.

Anvisa
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, tem fluxo de mais de 14 milhões de pessoas por ano (Foto: Divulgação)

Situação atualmente:

É importante destacar que o problema foi solucionado e nos dias atuais os restaurantes funcionam de forma normal, para atender as necessidades do público que circulam pelo local.

O restaurante Parmê também foi interditado

Conforme informações da CNN Brasil, o restaurante Parmê do Norte Shopping, no Cachambi, zona norte do Rio de Janeiro, também foi lacrado durante uma fiscalização.

O ocorrido aconteceu após terem sido encontrados pela Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor e da Vigilância Sanitária mais 100kg de alimentos inapropriados para o consumo, estando fora do prazo de validade ou em desacordo com as normas para armazenagem.

Na ocisão, foram encontrados frios, molhos, carnes, linguiça e camarão que eram mantidos fora de temperatura adequada e sem proteção. A mercadoria foi totalmente descartada.

Parmê do RJ (Reprodução/Internet)
Parmê do RJ (Reprodução/Internet)

O gerente do restaurante foi preso em flagrante com base na Lei dos Crimes Contra as Relações de Consumo. A pena varia de 2 a 5 anos de prisão.

O portal CNN, na época, solicitou o posicionamento da rede de restaurantes, mas não obteve respostas. Vale frisar que o Norte Shopping anunciou que contribuiu a operação da Anvisa. No tempo do ocorrido, a Parmê não se pronunciou sobre o acontecimento, todavia, o TV FOCO deixa o espaço em aberto para algum esclarecimento da empresa.

Situação atualmente:

O restaurante voltou a funcionar normalmente. Isso só mostra que eles cumpriram as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Qual a função da Anvisa?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A Anvisa também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

Aeroporto de Viracopos
Anvisa
restaurantes

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.