GRAVE!

Leite com soda cáustica: Fábrica de Porto Alegre, RS, tem descoberta alarmante e liga alerta na ANVISA

26/03/2025 às 20h45

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Anvisa - Fábrica de leite (Foto: Reprodução)

Fábrica de Porto Alegre, RS, é flagrada adulterando leite com soda cáustica em descoberta que acende alerta na ANVISA

Autoridades sanitárias fizeram uma descoberta alarmante em uma fábrica de laticínios em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Fiscais identificaram a presença de soda cáustica no leite processado, um grave risco à saúde dos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso acendeu um alerta na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que agora investiga a extensão do problema e possíveis falhas na fiscalização.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em futebol e das informações do G1 da Globo, detalha agora fábrica que estava adulterando leite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leite Compensado

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou, em 11 de dezembro de 2024, a 13ª fase da Operação Leite Compen$ado, visando combater a adulteração de produtos lácteos na fábrica Dielat, localizada em Taquara, região metropolitana de Porto Alegre.

Leite (Foto: Reprodução)
Leite (Foto: Reprodução)

A investigação revelou a adição de substâncias nocivas, como soda cáustica e água oxigenada, em produtos como leite UHT e leite em pó.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prisão

  • A operação resultou na prisão de cinco pessoas envolvidas em adulteração de leite.
  • Sérgio Alberto Seewald, o “mago do leite”, já havia sido investigado em 2014.
  • Além disso, o sócio-proprietário da Dielat, Antonio Sader, também foi detido.
  • Entre os presos estão um diretor, um supervisor e uma funcionária da empresa.
  • Por fim, a funcionária foi flagrada tentando destruir provas durante a operação.

A investigação apontou que a Dielat distribuía seus produtos adulterados não apenas no mercado nacional, mas também para a Venezuela.

Marcas como Mega Lac, Mega Milk, Tentação e Cootall estavam entre as comercializadas pela empresa.

Fábrica da Dielat (Foto: Reprodução)
Fábrica da Dielat (Foto: Reprodução)

Além disso, a Dielat venceu licitações para fornecer laticínios a escolas e outros órgãos públicos em diversas cidades gaúchas, incluindo Porto Alegre, Gravataí e Viamão. ​

Adulteração no leite

As substâncias utilizadas na adulteração, como soda cáustica e água oxigenada, são extremamente prejudiciais à saúde.

A soda cáustica é empregada para ajustar o pH do leite e mascarar sua acidez, enquanto a água oxigenada é usada para inibir a proliferação de micro-organismos, prolongando indevidamente a vida útil dos produtos.

A empresa Dielat se manifestou?

Sim, a empresa Dielat se manifestou por meio de uma nota oficial expressando surpresa diante das suspeitas sobre a regularidade de suas operações.

No comunicado, a empresa reafirmou seu compromisso com a qualidade, ética e responsabilidade socioambiental, destacando que suas instalações e produtos são submetidos a fiscalizações constantes por autoridades sanitárias nacionais e internacionais.

Fábrica de leite (Foto: Reprodução)
Fábrica de leite (Foto: Reprodução)

Além disso, a Dielat suspendeu temporariamente suas atividades para colaborar com as investigações e espera retomar as operações assim que comprovarem a lisura de seus procedimentos.

CONCLUSÃO 

Por fim, a descoberta da adulteração de produtos lácteos pela Dielat evidencia a necessidade de vigilância constante e rigorosa fiscalização na cadeia produtiva de alimentos.

Além disso, a reincidência de práticas fraudulentas por profissionais já investigados anteriormente ressalta a importância de medidas judiciais eficazes e do fortalecimento dos mecanismos de controle para proteger a saúde pública e garantir a qualidade dos produtos consumidos pela população.​

Veja também matéria especial sobre: Bactéria perigosa: Alerta da ANVISA e decreto retirada de 5 marcas de leite dos mercados por contaminação.

Dielat
leite
Leite com soda cáustica
Marca de leite Anvisa
Porto Alegre
soda cáustica

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.