Em uma ação inesperada, Anvisa acaba fechando cinco açougues de São Paulo após uma denúncia grave de carne estragada
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou o fechamento de cinco açougues pertencentes a uma renomada rede de São Paulo, após a descoberta de uma impressionante quantidade de 10 toneladas de carne podre.
Este incidente chocou os consumidores, muitos dos quais frequentam esses estabelecimentos regularmente e confiam na qualidade dos produtos oferecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida da Anvisa visa proteger a saúde pública e garantir que práticas adequadas de higiene e segurança alimentar sejam rigorosamente seguidas.
A Anvisa é uma autarquia federal criada em 1999 e vinculada ao Ministério da Saúde. Sua função é promover a saúde da população brasileira por meio do controle sanitário.
Ela estabelece normas para a produção e registro de medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos sanitários, tabaco e derivados da cannabis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a Anvisa realiza fiscalizações em portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegários.
Açougues fechados
De acordo com informações do Metrópole, no dia 20 de dezembro de 2023, a Polícia Civil realizou a apreensão e o descarte de mais de 10 toneladas de carne na região do litoral sul de São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
A operação resultou no fechamento de cinco estabelecimentos pertencentes a uma rede de açougues, sendo dois em Peruíbe, dois em Mongaguá e um em Itanhaém. Além disso, os gerentes de sete unidades dessa rede foram presos em flagrante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação foi iniciada após várias denúncias contra os açougues. De acordo com a polícia, sete desses estabelecimentos foram autuados pela Vigilância Sanitária devido a problemas estruturais, inadequações no armazenamento e falta de licenças necessárias. Como consequência, cinco dessas lojas foram interditadas.
A mercadoria encontrada apresentava um estado de decomposição avançado, com presença de larvas e moscas. Segundo informações policiais, as carnes estavam mal acondicionadas, vencidas e sem qualquer identificação de procedência.
As carnes deterioradas eram embaladas em porções e comercializadas a preços baixos para os consumidores. Os gerentes, autuados em flagrante pelo crime de relações de consumo, pagaram uma fiança de R$ 5 mil e responderão ao processo em liberdade.
Prisão
Um dos açougueiros, de 29 anos, foi detido durante a operação. Conforme informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele estava foragido da Justiça por envolvimento em um homicídio contra um policial militar em Maringá, no interior do Paraná, ocorrido em 2016.
A operação ressaltou a gravidade das irregularidades encontradas e a importância da fiscalização sanitária para a proteção dos consumidores. Os consumidores que adquiriram produtos dessas lojas foram orientados a não consumi-los e a procurar orientação médica, caso necessário.
Infelizmente não foi divulgado pelo Metrópole o nome da rede de açougues para que fosse possível buscar uma resposta sobre o ocorrido.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para denunciar à Anvisa, acesse o portal oficial e utilize o sistema de denúncia online ou ligue para o número 0800 642 9782.
É possível também enviar uma denúncia por e-mail ou pessoalmente nas unidades locais.