Após fiscalização detectar baratas e ambiente impróprio, a Anvisa mandou barrar um restaurante aclamado dos shoppings e mais 4 que você deve amar visitar
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não atua somente contra produtos, como também em estabelecimentos, como restaurantes, supermercados e qualquer outro que presta algum serviço que atinge diretamente a saúde dos brasileiros.
E a agência precisou atuar contra 5 restaurantes. A Anvisa sempre visita estabelecimentos de surpresa, e ela pode fazer isso seguindo um cronograma próprio ou em casos de denúncia. Assim, ela vai averiguar as condições sanitárias do local e em caso de reprovação, mandar barrar até que o ambiente se adeque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o G1, em novembro de 2023, a Anvisa comunicou a interdição de quatro restaurantes na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), após identificar a presença de baratas.
O órgão até comentou quais foram esses estabelecimentos autuados. que “a presença dos insetos foi observada nos estabelecimentos Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria”. A Anvisa ainda expôs na nota que só liberaria os restaurantes com a comprovação de eliminação da infestação.
PRONUNCIAMENTO DO AEROPORTO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo o Aeroporto de Viracopos um dos mais tradicionais daquela região a situação chamou a atenção de todos. E através de uma nota, a Aeroportos Brasil Viracopos esclareceu que o fechamento ocorreu em uma área isolada da praça de alimentação e que sempre orienta os lojistas sobre obrigações previstas em contrato.
“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, informaram na ocasião.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
SITUAÇÃO ATUAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que após a ordem da Anvisa, os restaurantes citados se adequaram as normas e voltaram a funcionar. Não foram encontradas posicionamentos públicos por partes das empresas citadas, mas, o espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos.
PARMÊ TAMBÉM SOFREU AUTUAÇÃO
Hoje gigante comum em shoppings e aeroportos, é o Parmê. E nesse caso, conforme informações da CNN Brasil, o Parmê do Norte Shopping, no Cachambi, zona norte do Rio de Janeiro, foi barrado após uma fiscalização. Foi informado que os agentes da Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor e da Vigilância Sanitária encontraram mais de 100kg de alimentos impróprios para consumo, fora do prazo de validade ou em desacordo com as normas para armazenagem.
O Norte Shopping informou que colaborou com a operação realizada pela Anvisa. E na ocasião a Parmê não se pronunciou sobre o ocorrido, sendo assim, o espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos. E foi possível descobrir, após uma pesquisa, que o estabelecimento já voltou a funcionar. Isso mostra que cumpriu as exigências da Anvisa, uma vez que o órgão só libera após se certificar que tudo está sendo seguido.
A ANVISA FISCALIZA O QUÊ?
É dever do órgão controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública. Então, tudo aquilo que será consumido pelos brasileiros, está sujeito a autuação por parte da Anvisa.