Restaurante amado dos shoppings e mais 4 queridinhos do Brasil precisaram ser interditados às pressas pela autarquia após a fiscalização constatar a presença de baratas e mais infrações nos locais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a interdição cravada às pressas pela autarquia contra um restaurante amado dos shoppings e mais 4 queridinhos dos brasileiros devido à presença de baratas e comidas estragadas.
Segundo o ‘G1’, no dia 10 de novembro de 2023, a Anvisa precisou barrar as atividades de quatro restaurantes na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, após identificar a presença de baratas. Os restaurantes em questão eram Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria.
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Os estabelecimentos foram interditados pela autarquia vinculada aos Ministério da Saúde, após os fiscais relataram ter encontrado baratas em diversas áreas dos restaurantes, incluindo cozinhas, locais de armazenamento de alimentos e salões de atendimento, representando um sério risco à saúde dos consumidores.
As informações dão conta de que, a Anvisa esclareceu que os restaurantes só poderiam ser autorizados a reabrir quando provassem a eliminação completa da infestação. Para quem não sabe, Viracopos é um dos maiores aeroportos de passageiros e o maior de cargas do Brasil. Em 2022, o terminal recebeu fluxo de 14 milhões de pessoas.
Veja o que a Anvisa falou
“A equipe da Anvisa no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) realizou inspeção de rotina em estabelecimentos de alimentação. Na ocasião foi detectado presença de baratas em quatro estabelecimentos localizados na praça de alimentação do aeroporto. A presença de insetos foi observada nos estabelecimentos: Triviali; Spoleto; Premium Pub; e Piazza Focacceria.
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Seguindo as regras aplicáveis aos estabelecimentos de alimentação, os restaurantes foram interditados até que comprovem ter conseguido eliminar a infestação. A administradora do aeroporto também será autuada e deverá prestar esclarecimentos.”, disse a nota da Anvisa.
Pronunciamento do Aeroporto
Por sua vez, o Aeroporto de Viracopos, o fechamento dos restaurantes se deu em uma área específica da praça de alimentação, e a empresa reiterou seu compromisso em orientar a todos os responsáveis.
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“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, diz o texto.
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Situação atual
Vale destacar que, após a interdição da Anvisa, os restaurantes tomaram as medidas exigidas para conseguirem retornar ao funcionamento de forma normal, se adequando completamente às normas estabelecidas pela Anvisa e Vigilância Sanitária. Sendo assim, hoje, todos os 4 queridinhos estão funcionando normalmente.
Restaurante amado dos shoppings interditado
Em dezembro de 2023, segundo o portal ‘CNN Brasil’, uma unidade do restaurante Parmê na zona norte do Rio de Janeiro foi interditada durante uma fiscalização, por manter alimentos fora da validade, acumular água suja e ter a presença de animais. O estabelecimento cometeu uma série de infrações contra as normas da Anvisa.
Segundo o que foi divulgado pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa) do Rio de Janeiro, no restaurante, localizado no Norte Shopping, foram encontrados ratos e baratas transitando entre os alimentos. E não parou por aí.
Além disso, a inspeção apontou também cerca de 100 kg de alimentos impróprios para a alimentação. Havia frios, molhos diversos, carnes, linguiça e camarão que eram mantidos fora de temperatura adequada, sem proteção e com validade expirada. A comida era preparada em situação precária.
Os agentes encontraram ainda acúmulo de água suja, pisos sujos e equipamentos engordurados. Segundo o ‘UOL’, o gerente da unidade do Parmê chegou a ser preso em flagrante com base na Lei dos Crimes Contra as Relações de Consumo, por agentes da Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor), da Polícia Civil, por crime contra as relações de consumo.
Na época, o Norte Shopping informou que colaborou com a operação realizada pela Vigilância Sanitária, que faz cumprir as normas da Anvisa, e aguardava a adequação do restaurante para voltar a funcionar. No entanto, não encontramos nenhum pronunciamento da rede de restaurantes, mas o espaço segue em aberto para que a empresa possa se manifestar.
Situação atual
Em uma rápida pesquisa no Google, podemos ver que o restaurante Parmê localizado no Norte Shopping do RJ continua aberto. Ou seja, eles já cumpriram as determinações da Vigilância Sanitária e voltaram a ficar em regularidade com as normas impostas pela Anvisa.
O Parmê
A história da Parmê iniciou em 1972, no bairro de Vila Isabel. Um lugar bem simples, com apenas 5 funcionários. No entanto, as massas e pizzas do restaurante rapidamente se tornaram um sucesso na redondeza, acrescido do bom atendimento, assim se expandindo. Vale dizer que, a empresa sempre preza pelo melhor para os seus clientes.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.