Alerta

Fezes de rato e pelos do animal: 2 marcas amadas, de arroz e farinha, atuadas pela ANVISA e saída às pressas

06/12/2023 às 9h19

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
A proibição da Anvisa de marca de arroz e farinha (Reprodução: Montagem TV Foco)

Marcas de arroz e farinha, amadas pelos brasileiros, foram proibidas pela Anvisa

A Anvisa foi obrigada a retirar às pressas duas marcas amadas, uma de arroz e outra de farinha, por conta de fezes de rato e pelos de animal, e você precisa saber como está a situação da empresa nos dias de hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vigilância sanitária é responsável por realizar todas as averiguações dos produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem uma alerta aos consumidores.

Em 2017, a Anvisa proibiu a venda e distribuição do lote 00204 da marca de arroz Favorito, com validade até o dia 25 de fevereiro, e a resolução sendo divulgada no Diário Oficial da União, no dia 2 de janeiro daquele ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa é responsável por fazer o controle dos produtos (Reprodução: Internet)

A Anvisa é responsável por fazer o controle dos produtos (Reprodução: Internet)

O produto é fabricado pela empresa Total Cesta Básica de Alimentos Ltds-ME, que fica localizado na cidade de Contagem, em Minas Gerais, e de acordo com o portal oficial do órgão, essa decisão foi tomada por conta da presença de fezes de ratos e fragmentos de larvas e insetos.

Na época, a vigilância sanitária determinou que a própria empresa, dona da marca Favorito, realizasse o recolhimento de todo o produto afetado. Hoje em dia a marca é vendida normalmente, pois os problemas foram identificados apenas no lote em específico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um lote do arroz da marca favorito passou por problemas (Reprodução: Internet)

Um lote do arroz da marca favorito passou por problemas (Reprodução: Internet)

No mesmo ano, em 2017, de acordo com o portal ‘O Globo’, a famosa marca de farinha de trigo ‘Sol’ também teve um de seus lotes proibidos de comercialização e uso, por conta da presença de pelos de roedor, acima do limite permitido.

Segundo uma pesquisa realizada pela Anvisa, é permitido ter 75 fragmentos de insetos em 50g de farinha de trigo. Na marca Sol havia 25 fragmentos, o que é permitido, o problema foi a presença do pelo de rato.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se por algum motivo um produto se apresente fora da especificação, o lote inteiro do qual ele faz parte é descartado, conforme as regras das Anvisa e as melhores práticas de segurança alimentar”, explicou a empresa.

Assim como a marca de arroz, a Sol também vende normalmente os seus produtos nos dias de hoje, já que o lote afetado foi retirado do mercado.

Farinha da marca sol retirou o lote que estava afetado (Reprodução: Internet)

Farinha da marca sol retirou o lote que estava afetado (Reprodução: Internet)

Quando a Anvisa foi fundada?

A Anvisa, o principal órgão responsável pela averiguação dos produtos que chegam aos consumidores, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.

Anvisa
favorito
SOL

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.