INTOXICAÇÃO

Alerta de perigo e proibição acaba de ser baixada: Anvisa arranca marca queridinha dos mercados com urgência

21/08/2023 às 11h00

Por: Paulo Damião
Imagem PreCarregada
Anvisa tirou produto das prateleiras (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Freepik)

A Anvisa arrancou dos supermercados uma importante marca após registros de contaminação; saiba qual é o produto

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização de um produto após relatos de intoxicação alimentar. Um lote de atum ralado da marca Cellier provocou problemas de saúde em clientes devido a contaminação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Estadão, o lote foi fabricado no dia 8 de maio deste ano, com validade até 8 de maio de 2025. A medida, no entanto, foi publicada na última sexta-feira (18) do Diário Oficial da União.

A ocorrência foi em Campinas. A Anvisa relatou os casos de contaminação após receber um aviso do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) que identificou um surto de intoxicação por histamina nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas ocorrências de contaminação ocorreram mais especificamente no fim de julho. A intoxicação por histamina foi confirmada por exame em laboratório, de acordo com a Anvisa.

Marca de atum com contaminação (Foto: Reprodução/Cellier)

Marca de atum com contaminação (Foto: Reprodução/Cellier)

INTOXICAÇÃO

Essa substância pode provocar uma série de sintomas, como  dormência, formigamento e sensação de queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça e coceira na pele, podendo evoluir para náusea, vômito e diarreia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa explicou que a histamina é uma substância que pode se formar após a morte de pescados, quando as condições de manuseio e armazenamento são inadequadas. A substância não desaparece após o cozimento, provocando a intoxicação.

A ANVISA IDENTIFICOU CONTAMINAÇÃO EM QUAIS MARCAS FAMOSAS?

Vários alimentos de marcas famosas precisaram deixar as prateleiras após reprovarem nas fiscalizações da Anvisa. A Fugini, por exemplo, precisou retirar milhares de produtos dos mercados, como molhos de tomate, conservas, maionese e mostarda.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Houve também contaminação em chocolates Garoto, em sorvetes da marca Häagen-Dazs, em chocolates da marca Kinder e também Elite.

Molho de tomate da Fugini mofado (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Molho de tomate da Fugini mofado (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

NOTA OFICIAL DA FUGINI

Em contato com o TV Foco nesta terça (12/09), a assessoria de imprensa da Fugini se pronunciou sobre o caso com os seguintes esclarecimentos.

“Gostaríamos de esclarecer que a produção, enchimento e fechamento da embalagem sachê é totalmente automatizada. Em relação ao aparecimento de focos de bolor nesses recipientes embalagens fechadas de molho de tomate, a empresa informa que a provável causa é o aparecimento de um micro furo (imperceptível ao olho nu) na embalagem devido ao manuseio incorreto em transporte e/ou no armazenamento nos pontos de distribuição. Por não conter conservantes, a entrada de ar pelo micro furo pode causar a contaminação do produto e, consequentemente, o surgimento do bolor. Esse fato também pode ocorrer pelo armazenamento por período incorreto na geladeira, após a abertura da embalagem – neste caso, o consumo deve ser realizado em até um dia.

É importante ressaltar que a Fugini sempre cumpriu com todas as obrigações sociais, legais, trabalhistas, fiscais e tributárias, além de respeitar o compromisso de entregar qualidade, saudabilidade e sabor em seus produtos”.

Além da nota acima, a equipe de comunicação da marca também ressaltou que a empresa possui um portal de transparência que mostra todos os detalhes do seu processo produtivo e pode ser acessado aqui.

Anvisa
atum em lata
Celliet

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.