ANVISA cravou decreto de proibição contra atacadistas populares da região do estado de São Paulo
A ANVISA é considerada uma das principais autarquias do país, criada pela Lei nº 9.782, do dia 26 de janeiro 1999, ela atua sob regime especial, cujo qual tem sede e foro no Distrito Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sua presença abrange todo o território nacional por meio das coordenações de:
- Portos;
- Aeroportos;
- Fronteiras;
- Recintos alfandegados
Sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tal proteção chega por intermédio de um controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária (VISA).
Falando nisso, em outubro de 2023, a VISA obedecendo a um decreto da ANVISA interditou 2 atacadistas populares de SP após comprovarem a presença de produtos em situação irregular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo “podre”
De acordo com o portal da Prefeitura de Sorocaba, essa medida foi tomada em conjunto com Secretaria da Saúde (SES) cuja qual interditou, no dia 10 de outubro de 2023, 2 estabelecimentos atacadistas de produtos para saúde e medicamentos da região.
Ainda de acordo com o portal, ambos os locais foram interditados após ser comprovada a atuação irregular, ou seja, sem a devida licença emitida pela VISA.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para piorar o cenário, ainda foi comprovada a exposição de produtos com validade expirada à venda, o que além de apresentar risco a população ainda configura falta às boas práticas de higiene.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas um medicamento vencido pode trazer um aspecto podre como ficar esfarelado, ter coloração irregular e em alguns casos até apresentar mal cheiro.
Com essa comprovação, e em prol da saúde de todos, os s estabelecimentos permaneceram interditados até a exigida regularização e licenciamento sanitário.
COMO AMBOS OS ESTABELECIMENTOS NÃO FORAM DEVIDAMENTE INDENTIFICADOS pelas fontes, tanto o posicionamento das empresas autuadas como a real situação neste ano de 2024 não foram encontradas.
Quais riscos podem ser causados por consumo de medicação vencida?
De acordo com o portal Hospital São Lucas, além do medicamento vencido não fazer efeito algum, ainda apresenta sérios riscos a saúde que vão desde alergias até uma intoxicação, que pode levar à morte.
O consumo de remédios após a data de validade é bastante comum, sobretudo entre idosos, devido à dificuldade de enxergar o que vem escrito na embalagem.
No caso de cartelas de comprimidos, guardar a caixa, que geralmente traz o prazo impresso em maior qualidade, evita o equívoco.
De acordo com a farmacêutica Adriane Martins Dias, coordenadora do curso de farmácia do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, outras possíveis consequências do uso de fármacos orais vencidos são:
- Náuseas;
- Vômitos;
- Lesões gástricas (que podem formar úlceras)
- Choque anafilático (em situações raras, se a pessoa tiver alergia à algum ingrediente da fórmula).
Caso seja uma pomada, podem surgir efeitos tópicos, como vermelhidão e manchas na pele.