Alerta

Nova proibição em dezembro e 500 produtos arrancados do mercado: ANVISA passa o facão antes do fim de 2023

27/12/2023 às 6h29

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Anvisa arrancou mais de 500 produtos dos mercados (Reprodução: Montagem TV Foco)

Anvisa arranca mais de 500 produtos das prateleiras e faz nova proibição

A Anvisa se viu obrigada a passar o facão antes do fim de 2023, arrancando mais de 500 produtos das prateleiras dos supermercados e fazendo uma nova proibição em dezembro, e você precisa estar por dentro de todos os detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vigilância sanitária é o órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

De acordo com o próprio portal do Governo, o último dia 20 de dezembro ficou marcado pelo cancelamento de mais de 500 registros de produtos para cabelos, pela Anvisa, como publicado na Resolução-RE 4.831.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 500 produtos tiveram os seus registros cancelados (Reprodução: Internet)

Mais de 500 produtos tiveram os seus registros cancelados (Reprodução: Internet)

Essa medida se deu por conta do art. 14-A da RDC 409, de 27 de julho de 2020 em que determina o cancelamento para todos aqueles que não adequassem a sua rotulagem previstas na resolução.

Por tanto, como esses produtos não seguiram as normas, foram arrancados dos supermercados e devem se atualizar para que possam voltar a ser comercializados e ter sua liberação feita por parte da vigilância sanitária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já no início do mês, o órgão reforçou uma nova proibição, no caso da comercialização do cigarro eletrônico, que é completamente proibida no Brasil e vai seguir assim.

“A Anvisa determinou que ainda não há nenhum indício contrário de que o cigarro eletrônico trazem menor prejuízo para a saúde. Pelo contrário, eles são muito perigosos”, disse Pedro Cardoso, repórter da Globo, no CETV.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil (Reprodução: Internet)

Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil (Reprodução: Internet)

O cigarro eletrônico está cada vez mais presente, principalmente com os jovens, mas a sua comercialização segue sendo proibida, e por conta disso, toda sua venda é irregular e também chega a ser contrabandeado de países vizinhos.

Na série Operação Fronteira, que são casos reais de ações da Polícia Rodoviária Federal, há diversos casos de pessoas que são pegas saindo, principalmente do Paraguai, com esse produto que é proibido no Brasil.

A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

Quando a Anvisa foi criada?

A Anvisa, responsável pela averiguação de todos os produtos, desde sua fabricação, até o momento em que está disponível para venda, foi criada no dia 26 de janeiro de 1999.

Anvisa
Cigarro Eletrônico
Vigilancia Sanitaria

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.