Anvisa arranca mais de 500 produtos das prateleiras e faz nova proibição
A Anvisa se viu obrigada a passar o facão antes do fim de 2023, arrancando mais de 500 produtos das prateleiras dos supermercados e fazendo uma nova proibição em dezembro, e você precisa estar por dentro de todos os detalhes.
A vigilância sanitária é o órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o próprio portal do Governo, o último dia 20 de dezembro ficou marcado pelo cancelamento de mais de 500 registros de produtos para cabelos, pela Anvisa, como publicado na Resolução-RE 4.831.
Essa medida se deu por conta do art. 14-A da RDC 409, de 27 de julho de 2020 em que determina o cancelamento para todos aqueles que não adequassem a sua rotulagem previstas na resolução.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por tanto, como esses produtos não seguiram as normas, foram arrancados dos supermercados e devem se atualizar para que possam voltar a ser comercializados e ter sua liberação feita por parte da vigilância sanitária.
Já no início do mês, o órgão reforçou uma nova proibição, no caso da comercialização do cigarro eletrônico, que é completamente proibida no Brasil e vai seguir assim.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anúncio do Banco Central crava dias contados de serviço crucial do Nubank, Itaú e mais com substituto
● Adeus ao IPVA: Nova lei chega com isenção do imposto a lista de carros, incluindo Fiat e Volks, em 2025
● Maior presente de Natal: Nubank libera R$ 5 mil no aplicativo em 5 passos simples hoje (24/12)
“A Anvisa determinou que ainda não há nenhum indício contrário de que o cigarro eletrônico trazem menor prejuízo para a saúde. Pelo contrário, eles são muito perigosos”, disse Pedro Cardoso, repórter da Globo, no CETV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cigarro eletrônico está cada vez mais presente, principalmente com os jovens, mas a sua comercialização segue sendo proibida, e por conta disso, toda sua venda é irregular e também chega a ser contrabandeado de países vizinhos.
Na série Operação Fronteira, que são casos reais de ações da Polícia Rodoviária Federal, há diversos casos de pessoas que são pegas saindo, principalmente do Paraguai, com esse produto que é proibido no Brasil.
Quando a Anvisa foi criada?
A Anvisa, responsável pela averiguação de todos os produtos, desde sua fabricação, até o momento em que está disponível para venda, foi criada no dia 26 de janeiro de 1999.