urgente
Câncer e decreto fatal da ANVISA: Produto muito popular acaba de ser proibido por risco de morte as mulheres
20/03/2024 às 14h00
Confira tudo sobre a proibição da Anvisa em produto que pode até levar a morte
A Anvisa, antes de mais nada, em suma, se trata de uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, com direito a câncer e um decreto feito pela Agência, vocês irão conferir nesta quarta-feira (20), tudo sobre um produto muito popular que acaba de ser proibido por risco de morte as mulheres. Vamos lá?
De acordo com informações do portal da Prefeitura de Torres, em fevereiro deste ano de 2024, a Vigilância Sanitária de Torres, em ação conjunta com a Polícia Civil, procedeu com a interdição de uma máquina de bronzeamento artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, conforme o que foi noticiado pela fonte, a proibição do uso dessas máquinas em todo território nacional, conforme estabelece a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 56/2009 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Sendo assim, a interdição se deu, pois, o dispositivo é considerado ilegal, sujeitando os responsáveis à aplicação de multas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Lasier França, diretor de Vigilância em Saúde, essa não foi a primeira, mas sim a terceira máquina a ser interditada em Torres nos últimos seis meses, evidenciando uma fiscalização ativa contra o uso desses equipamentos proibidos.
De acordo com o que é alertado pela Anvisa, o uso de câmaras de bronzeamento artificial pode aumentar em 75% o risco de desenvolvimento de melanoma, um dos tipos de câncer de pele mais letais, que pode inclusive levar a morte, especialmente entre indivíduos que iniciam o uso desses equipamentos antes dos 35 anos de idade.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Seu azeite está contaminado? Proibição da ANVISA contra 2 populares traz alerta máximo a brasileiros
● Vômitos intensos e diarreia: Anvisa arranca das prateleiras queijo n°1 das donas de casa
● Mofo e comida podre: Globo crava interdição da Vigilância Sanitária contra n°1 dos restaurantes
Nas informações divulgadas constam ainda que, em um caso relacionado na cidade de Tubarão, em Santa Catarina, a Justiça Federal recentemente reafirmou a validade da proibição imposta pela Anvisa ao uso desses equipamentos para fins estéticos.
A decisão foi sustentada pela Advocacia-Geral da União (AGU), que defendeu a manutenção da norma em vigor desde 2009.
Bom, como foi dito acima, o uso desse tipo de máquina já é proibido no Brasil há bastante tempo, diga-se de passagem. Contudo, ainda existem clínicas que usam de forma clandestina e assim, a vigilância continua fazendo apreensões.
Quais são os riscos de máquinas de bronzeamento artificial?
“Por todos esses motivos, a Vigilância Sanitária reforça a orientação para que a população não utilize esses meios de bronzeamento artificial, pois o risco é muito maior, podendo adquirir câncer de pele. A população também pode auxiliar denunciando, pois muitos locais não têm nem alvará (para qualquer atividade) e isso dificulta muito com que a fiscalização chegue nesse local”, explica a diretora técnica da Vigilância Sanitária, Sandra Tonet.
A FDAclassificou os dispositivos de bronzeamento artificial como cancerígenos, e por um bom motivo: pesquisas mostram que mais pessoas desenvolver câncer de pele por causa do bronzeamento artificial do que desenvolver câncer de pulmão por causa do fumo.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: