GRAVE

Café contaminado e proibição às pressas: Anvisa derruba 14 marcas populares, rivais da Pilão, com alerta urgente

Diversos lotes de café foram proibidos (Foto: Asserj)

Diversos lotes de café foram proibidos (Foto: Asserj)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pegando clientes e comerciantes de surpresa, órgão de fiscalização anunciou a retirada de lotes e expôs inspeção emergencial, após descoberta de sujeira

O Ministério da Agricultura surpreendeu ao divulgar uma lista de mercadorias proibidas para consumo. No início do mês, a instituição do Governo Federal derrubou mais de 14 marcas de café, concorrentes diretas da Pilão e populares nos supermercados.

Para quem não acompanhou o caso, uma análise foi feita pelo Departamento de Inspeção e deu ordem para retirar uma série de lotes dos produtos das prateleiras dos estabelecimentos comerciais. Foram apontadas “matérias, elementos estranhos e impurezas” na composição dos produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o G1, o Ministério da Agricultura baixou a ordem com base na Portaria nº 570. Pela lei, a produção contestável se refere a sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras, torrões, cascas, corantes, detritos e sujeiras, que vão totalmente contra as normas impostas. No Brasil, as regras são ditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

O alerta faz parte da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país, realizadas entre os dias 18 e 28 de março de 2024, quando 168 amostras de café foram coletadas. Até o fechamento da matéria, não houve resposta das empresas envolvidas, mas o espaço segue em aberto.

Lista de marcas rivais da Pilão receberam alerta do Ministério da Agricultura (Foto: Divulgação)

Veja a lista completa divulgada pelo site:

Produtos rivais da Pilão passaram por análise do Departamento de Inspeção, regulamentado pela Anvisa no Brasil (Foto: Divulgação)

Qual o trabalho da Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. As denúncias podem ser feitas através do número 0800-642-9782.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile