O órgão cravou a retirada às pressas dessas duas marcas de salgadinho devido a riscos à saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão regulador e fiscalizador de qualidade do Governo Federal. No ano de 2023, a autarquia cravou uma série de proibições em diversas áreas, envolvendo serviços e produtos. Dessa vez, falaremos sobre duas marcas de salgadinho retiradas dos mercados no ano passado por oferecerem riscos à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, não podemos negar o quanto esses produtos são amados. A maioria das pessoas tem os salgadinhos como um dos lanches favoritos, e é indiscutível o quanto esse simples alimento pode nos remeter até mesmo a nossa infância, com boas memórias e momentos divididos entre amigos. No entanto, 2 marcas desse petisco popular precisaram ser retiradas dos mercados, e o motivo você confere aqui.
Segundo as informações do portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 16 de maio de 2023, 2 lotes (lotes nº 5756062 e 5756104) do famoso Salgadinho de Milho com Queijo, da marca Popcorners White Cheddar, da empresa Pepsico do Brasil, acabaram sendo arrancados dos mercados e o motivo foi surpreendente, principalmente por se tratar de uma marca tão famosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações dão conta de que os lotes estavam sem advertências na rotulagem, em língua portuguesa, sobre a presença de derivados de leite e lactose, e, para pessoas alérgicas a esses ingredientes, haveria um risco de intoxicação ou, em casos mais graves, até mesmo a internação hospitalar. Dessa forma, sendo proibido por poder causar até mesmo morte em casos mais severos.
Conforme informações apuradas, a empresa responsável pela marca, até o momento não se pronunciou sobre o caso, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, vale destacar que o resto dos seus produtos estão sendo encontrados à venda normalmente no mercado. Inclusive, atualmente até mesmo o da marca Popcorners White Cheddar pode ser encontrado nos marcados e marketplaces.
Intolerância a lactose
A ausência de informações pode levar uma série de problemas para pessoas que possuem algum tipo de alergia ou, como no caso acima, quem possui intolerância a lactose. E quando não é detectada e diagnosticada, pode resultar em problemas digestivos que afetam a mucosa e a flora intestinal ao longo do tempo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os sintomas mais comuns da intolerância à lactose incluem náusea, dores abdominais, diarreia ácida e abundante, gases e desconforto. Porém, um risco fatal não é tirado de contexto. Pois um produto que não específica os seus ingredientes, um consumidor alérgico pode sofrer sérias consequências ao ingerir o produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra marca de salgadinho proibida
Ainda conforme as informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 04 de dezembro de 2023, a Anvisa também fez o recolhimento de todos os lotes do conhecido Amendoim Japonês, da marca Canaã, tirando o salgadinho de todos os mercados e proibindo a venda.
Segundo a fonte, os alimentos estavam sem advertências da presença de soja e trigo nos rótulos. Que também seria um risco sério para pessoas alérgicas, não tendo outra alternativa a não ser retirar imediatamente o produto de circulação. Assim, evitando intoxicações alimentares ou casos mais graves.
Vale destacar que o Amendoim Japonês ainda não se encontra sendo comercializado no mercado, com a sua proibição ainda em vigor. Além disso, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos
O que é a Anvisa fiscaliza?
A Anvisa verifica e fiscaliza a qualidade e a segurança dos produtos de estabelecimentos de alimentos, como: industrias, supermercados, restaurantes, fast foods, cozinhas industriais, açougues, padarias, portos, aeroportos.
Além de serviços como bufês e eventos, a fim de garantir a minimização de riscos à saúde da população pelo consumo de alimentos contaminados que podem causar doenças alimentares, surtos e até mesmo a morte.