O QUE ROLOU?!

Da farofa ao doce tradicional: Anvisa desce o facão e proíbe 2 produtos n°1 das ceias de Ano Novo

ANVISA proíbe 2 produtos º1 da ceia de Ano Novo (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Pinterest/Canva)

ANVISA proíbe 2 produtos º1 da ceia de Ano Novo (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Pinterest/Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANVISA proíbe lotes de produtos tradicionais da ceia de Ano Novo e é preciso se manter em alerta com a numeração para evitar riscos

A ceia de Ano Novo é uma tradição tão marcante quanto a de Natal, sendo um momento de confraternização e renovação de esperanças para o ano que se inicia.

Além das delícias típicas, como as farofas e o clássico manjar de coco, que também brilham nas festas natalinas, a celebração carrega consigo uma aura de superstição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas, muitos acreditam que determinados alimentos têm o poder de atrair boa sorte e prosperidade.

Contudo, é preciso estar atento à segurança alimentar, especialmente neste ano, em que a ANVISA emitiu restrições envolvendo ingredientes cruciais dessas receitas.

Sendo assim, a partir das informações oficiais da autarquia, a equipe do TV Foco, especializada em fiscalizações e serviços, traz mais detalhes sobre essas proibições abaixo, para que você fique em alerta:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1- Leite de Coco da marca Copra:

O Leite de Coco da Marca Copra é um dos ingredientes essenciais para o preparo do manjar de coco, um dos doces mais tradicionais e amados dessa época do ano.

Essa substância, quando presente em concentrações inadequadas, pode representar riscos significativos à saúde humana, conforme podem ver abaixo:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alerta da ANVISA quanto ao leite de coco da marca COPRA (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

Sérios riscos:

Apesar de o dióxido de enxofre ser um conservante comumente utilizado na indústria alimentícia – em doses controladas – quando ultrapassa os limites pré-estabelecidos, pode desencadear sérias complicações de saúde, incluindo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, o monitoramento constante de produtos é indispensável para proteger a população de riscos desnecessários.

Manifestações da COPRA e sua importância

Vale destacar que, até o momento, não foram encontradas manifestações ou notas por parte da Copra Indústria Alimentícia LTDA, responsável pela fabricação do produto.

No entanto, a marca possui um bom histórico e relevância no mercado, vista como referência de qualidade. Além disso, a situação afetou SOMENTE o lote mencionado.

Ou seja, os demais produtos comercializados pela marca permanecem sendo vendidos normalmente.

Além disso, se assim desejar, a mesma pode expor sua versão dos fatos, uma vez que o espaço permanece em aberto.

A marca COPRA é uma das mais tradicionais e reconhecidas do mercado (Foto Reprodução/COPRA)

2- Flocão Cordeiro

Por fim, temos o caso de uma série de lotes apreendidos do produto Flocão Cordeiro de 500 g. O produto é muito usado nas famosas farofas e acompanhamentos dos pratos típicos da festividade.

Conforme o boletim da Anvisa, do dia 18 de setembro, a autarquia determinou a suspensão dos lotes após uma ação de recolhimento voluntário da própria empresa:

Boletim da ANVISA (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/ANVISA)

Manifestações da marca e situação atual nos mercados:

Ao procurar manifestações e notas oficiais sobre o ocorrido, as mesmas não foram encontradas, entretanto, o espaço permanece aberto para que a marca possa expor a sua versão dos fatos, se assim lhe for conveniente.

Mas deve-se levar em consideração que essa medida só foi tomada após o recolhimento voluntário, conforme dito acima.

Ou seja, o alerta partiu por iniciativa da própria empresa, o que ressalta a importância que a mesma dá para manter a sua idoneidade e transparência.

Esse tipo de atitude fortalece o compromisso e até mesmo a confiança depositada por parte dos clientes.

Tanto é que todos os seus produtos e linhas de demais lotes estão sendo vendidos normalmente, nos principais pontos de venda, conforme podem ver na imagem abaixo:

Flocão cordeiro voltou a ser vendido normalmente (Foto Reprodução/Google Shopping)

Mas, quais os riscos que o consumo de glúten representa aos celíacos?

De acordo com o portal News Network, para uma pessoa que sofre com a doença celíaca, o consumo de glúten, mesmo em quantidades mínimas, pode causar danos graves à saúde.

Mesmo porque o glúten provoca uma reação imunológica no organismo dessas pessoas.

Esse tipo de reação pode ter diversos efeitos prejudiciais, principalmente:

Essas condições, quando não tratadas, ainda causam:

Sendo assim, a ANVISA reforça a importância da rotulagem correta e da atenção ao risco de contaminação cruzada em alimentos processados.

Especialmente em produtos destinados a pessoas com restrições alimentares rigorosas, como os celíacos.

Mas, para saber outras proibições e medidas da ANVISA, clique aqui*

Considerações finais:

A ANVISA proibiu a venda de alguns lotes de leite de coco Copra e flocão Cordeiro devido a problemas de segurança alimentar:

Sendo assim, é importante verificar os lotes dos produtos antes de consumi-los e ficar atento às orientações da ANVISA para garantir a segurança alimentar nas festas de fim de ano.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile