AGORA!
Anvisa proíbe 3 chás com ingredientes não autorizados e público 60+ já está avisado
01/10/2024 às 17h01
Anvisa proíbe venda de aromatizantes de ambiente com chás não autorizados
A Anvisa é responsável por fiscalizar os produtos do Brasil e pode proibir mercadorias que estejam irregulares para garantir a saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 18 de setembro de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a proibição de três produtos com chás e ingredientes não autorizados.
Nesta terça-feira, 01, iremos mostrar os detalhes sobre a determinação da Anvisa para alertar idosos com idade igual ou superior a 60 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Produtos
A determinação ocorreu em produtos cosméticos, que levam composições de chás, conhecidos como aromatizantes de ambiente.
Um difusor de ambiente pode ajudar a melhorar a qualidade do ar em seu ambiente, liberando óleos essenciais no ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compra
De fato, inúmeros idosos procuram aromatizadores para melhorar o cheiro de suas casas.
No mercado da beleza, existem diversas marcas que possuem aromatizadores de ambientes. Mas, é necessário ficar atento aos ingredientes para não ser prejudicial a saúde.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sujeira e alimentos no meio da enchente: Vigilância Sanitária interdita 2 supermercados populares por nojeira
● Atenção, mulheres 45+: ANVISA acaba de proibir progressiva nº1 após risco de câncer
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
Alerta da Anvisa
No dia 18 de setembro deste ano, a agência determinou a proibição dos seguintes aromatizantes, que contém chás em suas formulas:
- VELA CHÁ BRANCO (TODOS);
- HOME SPRAY CHÁ BRANCO (TODOS);
- DIFUSOR CHÁ BRANCO (TODOS).
Motivo da medida
De acordo com o site oficial de busca da Anvisa, a medida ocorreu por conta do produto não possuir registro.
“Considerando a exposição à venda no site www.flammavelas.com.br de produto cosméticos sem registro na Anvisa infringindo os arts. 2º e 12 da Lei 6360, de 23 de setembro de 1976 e tendo em vista o previsto nos art 6º e inciso I do art. 67 da Lei 6360, de 23 de setembro de 1976 e inciso XV do art. 7º da Lei 9782, de 26 de janeiro de 1999“, disse a medida.
Empresa
A empresa é desconhecida, mas, os produtos são encontradas no site da Flamma Velas, segundo o portal oficial da Anvisa.
Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da marca mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
Considerações finais
Em suma, a Anvisa determinou a fabricação, uso, distribuição, propaganda e comercialização dos aromatizantes de ambientes com ingredientes de chás. O produto cosmético não possuí registro na agência.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia.
Além disso, a denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]