CHOCANTE

Risco de morte: Anvisa proíbe 3 marcas de canela, farinha e +1 popular das donas de casa às pressas

05/09/2024 às 21h10

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Canela, farinha e fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Gov / Canva)

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sempre entra em ação quando encontra alguma irregularidade que pode provocar danos à saúde da população

Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) proíbe 3 marcas de canela, farinha e +1 produto popular das donas de casa às pressas que pode causar risco de morte. Em janeiro, abril e junho de 2024 foram emitidas as medidas cautelares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É inegável que a farinha e a canela por exemplo, são produtos bastante populares e usados diariamente pelas donas de casa. Sempre que alguma marca é proibida pela Anvisa isso acaba afetando milhares de consumidores e os próprios supermercados que precisam se atentar para cumprirem as regras sanitárias e barrar os lotes suspensos.

Quem consome os produtos, dificilmente entende quais são os processos ou da onde partiu o que está na mesa do brasileiro. No dia 23 de abril de 2024, a Anvisa determinou através da Resolução-RE Nº 1.550, na qual solicitou a proibição da Canela moída Bretas (B221108-03), da empresa GSA Gama Sucos e Alimentos LTDA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida ocorreu após o resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa de matéria estranha macroscópica e microscópica. De acordo com o portal Gov da Anvisa, foram encontrados a presença de sete fragmentos de pelo de roedor e 40 fragmentos de fios plásticos. A legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.

Sendo assim, o produto não estava enquadrado no limite estabelecido. Ocorre que desde 1984 a empresa destaca em seu site oficial que atua na produção e distribuição de alimentos de qualidade, que fazem a alegria da família brasileira. A GSA Gama Sucos e Alimentos LTDA conta com mais de 60 mil clientes, estando presente em todos os estados brasileiros, tendo mais de 40 distribuidoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por se tratar de um caso isolado, apenas o lote citado foi barrado pelo órgão fiscalizador. Portanto, a empresa GSA Gama Sucos e Alimentos LTDA segue comercializando normalmente os seus produtos e sendo referência em sua área de atuação.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Canela Moída Bretas, produzida pela empresa GSA Gama Sucos e Alimentos (Foto: Reprodução / Google Shopping)
Canela Moída Bretas, produzida pela empresa GSA Gama Sucos e Alimentos (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL MARCA DE FARINHA FOI BARRADA PELA AGÊNCIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

De acordo com informações do portal da Prefeitura de São Paulo, a marca de farinha Panko, ideal para empanar carnes e legumes em geral, tomou proibição da autarquia após grave constatação. A proibição foi publicada através da Resolução-RE Nº 59, de 4 de janeiro de 2024.

Sendo assim, o lote da farinha Panko, da marca Alfa Alimentos, de numeração 00125112023, e validade do dia 25/11/2024 foi barrado dos supermercados. A medida contra a empresa, que inclusive está no mercado desde 1987, foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido pela mesma.

Isso porque a produção do lote especificado ocorreu no período em que a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados ficaram sujeitos a contaminação química e física, o que pode acarretar sérios riscos à população, podendo causar doenças cardiovasculares (coração parando) e câncer, por exemplo de acordo com o portal Neoprospecta.

Vale pontuar que esse fato aconteceu apenas com o lote citado, ou seja, os demais lotes do produto, assim como as outras linhas da empresa seguem sendo comercializadas normalmente. Como o alerta partiu da própria empresa, ela mesma constatou o erro e emitiu o comunicado.

Farinha Panko, da marca Alfa Alimentos foi proibido pela Anvisa (Foto: Reprodução / Google Shopping)

O QUE DIZ A EMPRESA?

No site oficial da empresa Alfa Alimentos, a mesma enviou um alerta aos seus consumidores. “A indústria alimentícia Alfa ltda informa aos consumidores que o produto mistura flocada para empanados (panko), da marca alfa alimentos, com a data de validade 25/11/2024, conteúdo líquido 1.000 g em embalagem plástica, será recolhido do mercado consumidor”, iniciou a nota.

“Esta medida decorre do fato que a produção deste produto ocorreu em um momento em que nossa fábrica estava passando por reformas estruturais para adequação à legislação vigente. Solicitamos aos consumidores que possuam esses produtos que entrem em contato com a indústria alimentícia alfa ltda para que seja agendada a sua substituição”, destacou a empresa.

“A troca será realizada sem custos adicionais, como parte do nosso compromisso com a satisfação e segurança do cliente. é importante destacar que, embora não tenhamos identificado evidências de contaminação nos produtos afetados, existe a possibilidade de risco à saúde dos consumidores. a produção durante as reformas estruturais poderiam potencialmente levar a contaminações químicas ou físicas do produto, o que pode acarretar riscos variados à saúde”, informou a fabricante da marca de farinha.

Desse modo, a empresa deixou o telefone (11) 5524-8817 disponível para maiores esclarecimentos ou para os clientes agendarem a substituição dos produtos. Com esse comunicado, ele demonstra o respeito e zelo pelos seus clientes.

Alfa Alimentos emitiu um comunicado oficial (Foto: Reprodução / Site da Marca)
Alfa Alimentos emitiu um comunicado oficial (Foto: Reprodução / Site da Marca)

QUAL FOI A ÚLTIMA MARCA BARRADA PELA ANVISA?

De acordo com informações do portal Gov da Anvisa, a medida foi expressa através da Resolução-RE Nº 2.394, publicada no dia 26 de junho de 2024, na qual suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote 45349 da Pimenta do Reino, cuja responsabilidade pertence à empresa Pancada Temperos e Festas LTDA.

O lote citado oferece perigo por falta de identificação nos rótulos, segundo análise de inspeção. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária mandou recolher um dos lotes de Pimenta do Reino da marca Pancada, após os produtos serem reprovados na fiscalização do órgão.

Fora a identificação de elementos histológicos, os quais identificaram presença de glúten e amido não declarados na rotulagem, além de outras irregularidades na análise da mesma. Apesar de parecer inofensivo, essas informações são fundamentais para algumas pessoas com intolerância ao glúten e até mesmo celíacas.

Desse modo, de acordo com o portal de Medicina da PUC, os sintomas mais frequentes após o consumo de glúten em pessoas celíacas são diarreia, excesso de gases e desconforto abdominal, além de fadiga e dor de cabeça. Portanto, em produtos do tipo essa informação é extremamente importante uma vez que pode poupar muitos incidentes fatais.

A empresa Pancada Temperos E Festas foi fundada em 08 de julho de 1974, e está localizada na região de Franco da Rocha, SP. A marca tem cerca de 50 anos de existência no mercado brasileiro e fornece uma infinidade de temperos e especiarias de acordo com o seu site oficial. Ocorre, que tratou-se de um caso isolado, visto que o fato atingiu somente o lote mencionado, sendo assim os demais lotes e produtos da empresa seguem sendo comercializados normalmente.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Pimenta do Reino Moída da marca Pancada (Foto: Reprodução - Divulgação)
Pimenta do Reino Moída da marca Pancada (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?

A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.

Anvisa
Anvisa Canela
Anvisa farinha
Anvisa proibição

Autor(a):

Sou bacharel em Teatro e Jornalismo e pós-graduado em Cinema e Audiovisual. Completamente apaixonado por comunicação, já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como apresentador do TV Foco no YouTube. Contato: diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.