CHOCANTE

Risco de morte: Anvisa proíbe 3 marcas de canela, farinha e +1 popular das donas de casa às pressas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Canela, farinha e fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Gov / Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sempre entra em ação quando encontra alguma irregularidade que pode provocar danos à saúde da população

Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) proíbe 3 marcas de canela, farinha e +1 produto popular das donas de casa às pressas que pode causar risco de morte. Em janeiro, abril e junho de 2024 foram emitidas as medidas cautelares.

É inegável que a farinha e a canela por exemplo, são produtos bastante populares e usados diariamente pelas donas de casa. Sempre que alguma marca é proibida pela Anvisa isso acaba afetando milhares de consumidores e os próprios supermercados que precisam se atentar para cumprirem as regras sanitárias e barrar os lotes suspensos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem consome os produtos, dificilmente entende quais são os processos ou da onde partiu o que está na mesa do brasileiro. No dia 23 de abril de 2024, a Anvisa determinou através da Resolução-RE Nº 1.550, na qual solicitou a proibição da Canela moída Bretas (B221108-03), da empresa GSA Gama Sucos e Alimentos LTDA.

A medida ocorreu após o resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa de matéria estranha macroscópica e microscópica. De acordo com o portal Gov da Anvisa, foram encontrados a presença de sete fragmentos de pelo de roedor e 40 fragmentos de fios plásticos. A legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.

Sendo assim, o produto não estava enquadrado no limite estabelecido. Ocorre que desde 1984 a empresa destaca em seu site oficial que atua na produção e distribuição de alimentos de qualidade, que fazem a alegria da família brasileira. A GSA Gama Sucos e Alimentos LTDA conta com mais de 60 mil clientes, estando presente em todos os estados brasileiros, tendo mais de 40 distribuidoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por se tratar de um caso isolado, apenas o lote citado foi barrado pelo órgão fiscalizador. Portanto, a empresa GSA Gama Sucos e Alimentos LTDA segue comercializando normalmente os seus produtos e sendo referência em sua área de atuação.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Canela Moída Bretas, produzida pela empresa GSA Gama Sucos e Alimentos (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL MARCA DE FARINHA FOI BARRADA PELA AGÊNCIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

De acordo com informações do portal da Prefeitura de São Paulo, a marca de farinha Panko, ideal para empanar carnes e legumes em geral, tomou proibição da autarquia após grave constatação. A proibição foi publicada através da Resolução-RE Nº 59, de 4 de janeiro de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, o lote da farinha Panko, da marca Alfa Alimentos, de numeração 00125112023, e validade do dia 25/11/2024 foi barrado dos supermercados. A medida contra a empresa, que inclusive está no mercado desde 1987, foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido pela mesma.

Isso porque a produção do lote especificado ocorreu no período em que a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados ficaram sujeitos a contaminação química e física, o que pode acarretar sérios riscos à população, podendo causar doenças cardiovasculares (coração parando) e câncer, por exemplo de acordo com o portal Neoprospecta.

Vale pontuar que esse fato aconteceu apenas com o lote citado, ou seja, os demais lotes do produto, assim como as outras linhas da empresa seguem sendo comercializadas normalmente. Como o alerta partiu da própria empresa, ela mesma constatou o erro e emitiu o comunicado.

Farinha Panko, da marca Alfa Alimentos foi proibido pela Anvisa (Foto: Reprodução / Google Shopping)

O QUE DIZ A EMPRESA?

No site oficial da empresa Alfa Alimentos, a mesma enviou um alerta aos seus consumidores. “A indústria alimentícia Alfa ltda informa aos consumidores que o produto mistura flocada para empanados (panko), da marca alfa alimentos, com a data de validade 25/11/2024, conteúdo líquido 1.000 g em embalagem plástica, será recolhido do mercado consumidor”, iniciou a nota.

“Esta medida decorre do fato que a produção deste produto ocorreu em um momento em que nossa fábrica estava passando por reformas estruturais para adequação à legislação vigente. Solicitamos aos consumidores que possuam esses produtos que entrem em contato com a indústria alimentícia alfa ltda para que seja agendada a sua substituição”, destacou a empresa.

“A troca será realizada sem custos adicionais, como parte do nosso compromisso com a satisfação e segurança do cliente. é importante destacar que, embora não tenhamos identificado evidências de contaminação nos produtos afetados, existe a possibilidade de risco à saúde dos consumidores. a produção durante as reformas estruturais poderiam potencialmente levar a contaminações químicas ou físicas do produto, o que pode acarretar riscos variados à saúde”, informou a fabricante da marca de farinha.

Desse modo, a empresa deixou o telefone (11) 5524-8817 disponível para maiores esclarecimentos ou para os clientes agendarem a substituição dos produtos. Com esse comunicado, ele demonstra o respeito e zelo pelos seus clientes.

Alfa Alimentos emitiu um comunicado oficial (Foto: Reprodução / Site da Marca)

QUAL FOI A ÚLTIMA MARCA BARRADA PELA ANVISA?

De acordo com informações do portal Gov da Anvisa, a medida foi expressa através da Resolução-RE Nº 2.394, publicada no dia 26 de junho de 2024, na qual suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote 45349 da Pimenta do Reino, cuja responsabilidade pertence à empresa Pancada Temperos e Festas LTDA.

O lote citado oferece perigo por falta de identificação nos rótulos, segundo análise de inspeção. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária mandou recolher um dos lotes de Pimenta do Reino da marca Pancada, após os produtos serem reprovados na fiscalização do órgão.

Fora a identificação de elementos histológicos, os quais identificaram presença de glúten e amido não declarados na rotulagem, além de outras irregularidades na análise da mesma. Apesar de parecer inofensivo, essas informações são fundamentais para algumas pessoas com intolerância ao glúten e até mesmo celíacas.

Desse modo, de acordo com o portal de Medicina da PUC, os sintomas mais frequentes após o consumo de glúten em pessoas celíacas são diarreia, excesso de gases e desconforto abdominal, além de fadiga e dor de cabeça. Portanto, em produtos do tipo essa informação é extremamente importante uma vez que pode poupar muitos incidentes fatais.

A empresa Pancada Temperos E Festas foi fundada em 08 de julho de 1974, e está localizada na região de Franco da Rocha, SP. A marca tem cerca de 50 anos de existência no mercado brasileiro e fornece uma infinidade de temperos e especiarias de acordo com o seu site oficial. Ocorre, que tratou-se de um caso isolado, visto que o fato atingiu somente o lote mencionado, sendo assim os demais lotes e produtos da empresa seguem sendo comercializados normalmente.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Pimenta do Reino Moída da marca Pancada (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?

A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile