GRAVE

Vai acabar vomitando e tendo diarreia: Anvisa proíbe 3 marcas populares de carne por flagra de bactéria FATAL

14/07/2024 às 20h10

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de carne (Reprodução/Montagem/Canva)

A Vigilância Sanitária surpreendeu ao fazer a proibição de 3 maras populares de carne. A notícia caiu como uma bomba no colo dos consumidores por conta de uma bactéria fatal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre uma autuação do órgão federal contra 3 marcas populares de carne.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que a carne é uma das proteínas mais consumidas pelos brasileiros. Existem variações desse alimento, como o frango, porco, gado, entre outros. Além disso, é um alimento que costuma ser frequente na mesa de todo mundo, principalmente, por conta da variação de pratos.

Carne 1

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Podemos começar citando a marca Estrela Alimentos, da empresa Frigoestrela – Frigorífico Estrela D’Oeste LTDA, que teve seu produto Hambúrguer Congelado de Carne Bovina proibido pela Anvisa. O órgão determinou a proibição da distribuição, comercialização e uso, dos lotes: 12009010223, 12018060223, 12018130223, 12034060223, 12034130223, 12039130223 do produto.

Vale lembrar que a medida ocorreu em junho de 2023 e se deu devido um comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa. Segundo o portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o produto possuia contaminação microbiológica nos lotes citados, fabricados nas datas de 01/02/2023, 06/02/2023 e 13/02/2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pronunciamento:

Não encontramos nenhum pronunciamento da empresa a respeito do assunto. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização da matéria.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já no dia 02 de junho de 2023, segundo informações do portal da Anvisa, o órgão federal proibiu a comercialização e o uso do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso, marca Best Beef. O lote era com a data de fabricação de 06/05/2023 com prazo de validade 03/09/2023, da empresa Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA.

O recolhimento se deu por conta da Salmonella spp. no produto. A Best Beef também realizou o recolhimento do lote citado para se adequar novamente as normas da Vigilância Sanitária.

Carne 2

Outra empresa que teve um de seus produtos barrados pela Anvisa foi a Carrer Alimentos, da empresa Carrer Alimentos LTDA. No dia 1° de dezembro de 2023, a agência publicou a resolução Nº 4.621 onde proibia a comercialização, distribuição e uso, e comunicava o recolhimento do lote 18/10/2023 (validade 17/12/2023) do produto Salsicha Hot Dog Resfriada.

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido à contaminação do lote do produto em questão por Listeria monocytogenes. A bactéria pode causar infecção intrauterina, corioamnionite, parto prematuro, entre outras coisas.

Falta de pronunciamento:

A exemplo da empresa anterior, a Carrer Alimentos LTDA não emitiu nenhuma nota para falar sobre o assunto. Entretanto, nosso espaço segue em aberto e podemos atualizar a qualquer momento a matéria.

Carne 3

Por fim, a Anvisa proibiu a comercialização de Produtos Cárneos Congelados, marca Rei das Carnes Gourmet (todos os lotes) no dia 21 de agosto de 2023. Segundo a Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a medida ocorreu após a denúncia da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental do Estado de Minas Gerais.

A denúncia ocorreu pela incoerência de informações na rotulagem dos produtos de carnes congeladas da marca Rei das Carnes Gourmet. Conforme a fonte, havia indícios de que o estabelecimento responsável não se encontra regularizado para a fabricação e comercialização desses produtos. Além disso, as condições higiênico-sanitárias eram desconhecidas.

Pronunciamento:

Vale ressaltar que a retirada voluntária ocorreu na empresa, mas não teve nenhum comentário oficial a mais. Entretanto, nosso espaço segue aberto para atualização da matéria.

Situação atual:

Em todos os casos, as empresas cumpriram o recolhimento voluntário da Anvisa. Dessa forma, as companhias receberam autorização para funcionar normalmente e estão vendendo seus produtos.

Quais os riscos da Salmonella?

Vale lembrar que a Salmonella é uma bactéria altamente prejudicial para a saúde humana. A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.

Os sintomas são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, mas são confirmados por meio de exames de sangue e fezes, além da análise clínica do médico, conforme cada caso. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) são:

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Febre moderada;
  • Dor abdominal;
  • Mal-estar geral;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Calafrios.

Segundo o portal oficial do Governo, em casos raros, a intoxicação alimentar causada pela Salmonella pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

  • Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
  • Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
  • Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
  • Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
  • Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
  • Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
  • Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.

Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.

Anvisa

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.