CHOCANTE!

Está contaminado: Anvisa não quer saber e proíbe 3 molhos amados das donas de casa

19/07/2024 às 16h40

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Anvisa já proibiu marcas amadas de molho de tomate (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Anvisa precisou proibir três molhos amados entre os brasileiros após detecção de matéria estranha, como pelo de rato, que pode trazer risco à saúde

A Anvisa possuí papel fundamental para a fiscalização dos produtos do Brasil. De vez em quando, a agência precisa barrar a venda de alguns alimentos por conta de irregularidades, como foi o caso do dia 28 de julho de 2016. Nesta sexta-feira, 16, iremos relembrar o caso envolvendo a proibição de três molhos amados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, iremos deixar claro que a medida ocorreu apenas em três lotes no ano de 2016. As marcas continuam normalmente no mercado e seguem os padrões de qualidade e são aprovados pela Anvisa.

Diariamente, milhares de homens e mulheres utilizam molhos de tomate para preparar um prato delicioso, seja para macarrão, bife a parmegiana ou outros. Mas, no ano de 2016, a população teve que ficar atenta com três lotes de marcas populares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, a agência proibiu a comercialização e a distribuição de três lotes de extrato de tomate das marcas Aro, Elefante e Pomodoro, de acordo com informações do portal UOL.

A agência determinou a punição por conta de laudos que detectaram matéria estranha indicativa de risco à saúde humana, como pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, as empresas tiveram que recolher os estoques dos produtos dos mercados. Todas cumpriram as regras. Veja os lotes afetados:

  • Molho de tomate tradicional Pomarola lote 030903 e validade 31/08/2017;
  • Extrato de tomate Elefante lote 032502 e validade 18/08/2017;
  • Extrato de tomate da marca Aro, lote 002 M2P, válido até 05/2017.

A legislação brasileira permite a presença de fragmentos de insetos, como pelo de ratos, em produtos desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PRONUNCIAMENTOS

Na época, a Cargill Agrícola S.A, dono das marcas Pomarola e Elefante, emitiu um comunicado ao portal G1 sobre a determinação.

A Cargill informou que tomou conhecimento da determinação da Anvisa com relação aos lotes citados e está trabalhando na adoção das medidas necessárias em decorrência de tal determinação. “A empresa reitera o compromisso com o cumprimento de todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene. Assegura ainda que os produtos dos referidos lotes não oferecem qualquer risco à saúde de seus consumidores. A Cargill permanece à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários”, informou.

Não foram encontrados comunicados ou pronunciamentos da terceira empresa, mas o espaço continua aberto para que possa expor suas versão dos fatos.

POR QUE AS MARCAS SÃO IMPORTANTES?

Criada em 1978, Pomarola foi a primeira marca de molhos de tomate no Brasil. Desde então, ela tornou-se a marca número um dos brasileiros devido aos produtos de qualidade e sabores incomparáveis. Assim como a Aro e Elefante.

A Cargill, redentora da marca Pomarola, também possuí a linha Elefante em seu domínio, fatos que as fazem serem de grande destaque no mercado.

Fundada no ano de 1865, a Cargill tornou-se uma das maiores empresas de alimentos do mundo. No Brasil desde 1965 e com cerca de 11 mil funcionário, ela é uma das maiores indústrias de alimentos do país e possuí extrema importância para a economia brasileira.

Como saber se o produto tem registro na Anvisa?

Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.

Anvisa

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.