A Vigilância Sanitária surpreendeu ao realizar uma proibição contra 4 chocolates de uma marca n°1 que foi retirado do Carrefour e outros mercados.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Nessa matéria, falaremos da proibição de 4 chocolates de uma marca n°1 que foi retirado do Carrefour e outros mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal da Anvisa, uma famosa marca de chocolates acabou sendo alvo de uma interdição e 4 produtos foram barrados das prateleiras. O órgão federal proibiu a comercialização, distribuição e uso, de 4 lotes do famoso chocolate TOBLERONE CHOCOLATE COM LECHE Y NOUGAT COM MIEL Y ALMENTRAS, da empresa Mondelez Brasil LTDA.
A proibição, segundo o portal, ocorreu em março deste ano e foi necessária por causa da ausência de informações de rotulagem em português, que são obrigatórias no rótulo do alimento, incluindo uma série de advertências. A falta dessas instruções em português pode acarretar sérios riscos para consumidores que possam ser alérgicos a algumas substâncias maléficas ao organismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os lotes afetados são:
- Toblerone Chocolate com Leche y Nougat com Miel y Almentras (lote OOY4333922 – lotes embalagens individuais: OOY4033922, OOY4133922, OOY4233922);
- Toblerone Chocolate com Leche y Nougat com Miel y Almentras (lote OOY4335151 – lotes embalagens individuais: OOY4035151, OOY4135151, OOY4235151);
- Toblerone Chocolate com Leche y Nougat com Miel y Almentras
- (lote OOY4335043 – lotes embalagens individuais: OOY4035043, OOY4135043);
- Toblerone Chocolate com Leche y Nougat com Miel y Almentras (lote OOY4333923 – lotes embalagens individuais: OOY4033923, OOY4133923, OOY4233923).
Pronunciamento:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não encontramos nenhum pronunciamento oficial por parte da empresa. Entretanto, a própria Anvisa destacou que a marca fez o recolhimento voluntário do produto.
Situação atual:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apenas os lotes mencionados foram atingidos pela proibição, ou seja, a empresa tem liberdade para seguir funcionando normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.