Vigilância Sanitária soltou alguns alertas importantes aos consumidores brasileiros e você precisa ficar atento
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem a função de promover a saúde da população brasileira por meio do controle sanitário. Nessa matéria, falaremos sobre a proibição do órgão federal contra 6 produtos de limpeza e mais um queridinho das donas de casa que acaba de ser banido.
Logo de cara, por exemplo, começaremos falando dos produtos usados na limpeza e conservação de ambientes (casas, escritórios, lojas, hospitais). Os saneantes são importantes na limpeza de casas e outras locais, pois, ao acabar com a sujeira, evitam o aparecimento de doenças causadas por germes e bactérias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, para serem vendidos em supermercados, lojas, mercearias ou outros locais de comércio, é necessário que as empresas fabricantes desenvolvam produtos seguros, que deem bons resultados e com rigoroso controle de qualidade.
Além disso, todos os fabricantes têm de seguir as normas legais e técnicas e, ainda, obter autorização do Ministério da Saúde (por meio da Anvisa), para cada produto vendido. Além disso, o portal acabou dando uma importante dica e mostrando 6 produtos de limpeza que não deveriam ser usados.
- produtos saneantes vendidos por ambulantes em carros, caminhões, etc;
- produtos saneantes vendidos em garrafas de refrigerantes e outras bebidas;
- produtos que não tenham data de fabricação, prazo de validade e número de lote do produto;
- produtos cujas embalagens pareçam ter sido abertas, estejam amassadas, enferrujadas, estufadas, rasgadas ou furadas;
- produtos que estejam em grandes volumes (barris, tonéis) e que são passados para outras embalagens no momento da compra;
- produtos sem rótulo.
Além das dicas em relação aos produtos de limpeza, outro produto queridinho das donas de casa que acabou sendo proibido foi o álcool líquido 70%, deixará de ser vendido no Brasil. Segundo a Anvisa, os estabelecimentos que ainda possuem estoques do produto terão até 30 de abril para esgotá-los.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações divulgadas do portal Info Money, esse tipo de álcool ficou proibido de ser vendido por 22 anos devido ao grande número de acidentes registrados por causa da alta inflamabilidade. Mas vale lembrar que a venda do álcool em gel 70% continua liberada, só o líquido será proibido.
Pronunciamento da Abras:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) é contra a proibição. A entidade diz que o consumidor vai ficar sem um produto de melhor custo-benefício. A Abras informou que, desde dezembro, conversa com a Anvisa já que há demanda de consumidores e falta de álcool líquido à venda nos supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.