ALERTA DE PERIGO!

Contaminação e proibição às pressas: Anvisa baixa decreto contra 8 chás populares e ordena retirada de lojas

Chás populares foram proibidos pela ANVISA após grave constatação (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/ANVISA/Canva)

Chás populares foram proibidos pela ANVISA após grave constatação (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/ANVISA/Canva)

Em sua maioria, os chás costumam oferecer multibenefícios à saúde. Desde a antiguidade, além deles proporcionarem uma bebida deliciosa, eles ainda podem auxiliar no alívio de algumas dores pontuais (como dores intestinais e de cabeça) e até mesmo um “UP” naquela falta de disposição.

Inclusive, há muito tempo eles tem uma certa predileção (ainda mais entre donas de casas) na hora de cuidar desses tipo de sintomas leve mencionados acima. Diante dessa busca, muitas marcas do mercado passaram a desenvolver fórmulas de chás específicos com esse intuito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém no dia 19 de janeiro deste ano de 2024, a ANVISA, através de um decreto oficial, mandou retirar às pressas dos mercados 8 chás de uma marca popular após identificar um erro que poderia causar graves riscos à saúde e bem estar dos consumidores.

Através da RESOLUÇÃO-RE Nº 205, DE 18 DE JANEIRO DE 2024, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), a venda e fabricação de alguns lotes de produtos, da Mais Saúde Alimentos Suplementos, foi decretada pela autarquia. Todos os 8 tipos de chás listados da marca que estavam em situação irregular foram retirados de circulação.

Os riscos

De acordo com a resolução da própria ANVISA, foi comprovado que a fabricação do mesmo possuíam composições não autorizadas para a categoria do produto (chá ou suplementos alimentares).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso sem falar na presença de rótulos fraudulentos contendo informações características de alimentos para dar falsa ideia de regularidade do produto, quando o mesmo deveria ser registrado como medicamento fitoterápico, considerando a possibilidade de conter drogas vegetais.

O mais grave para autarquia é que os rótulos indicavam que os produtos possuíam propriedades terapêuticas sendo que, para isso, eles deveriam estar em conformidade com os padrões da autarquia, que como mencionamos acima, não procedia.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora isso, o marketing irregular em seu perfil oficial nas redes sociais, aonde atribuía os mesmos produtos propriedades de saúde ou funcionais não autorizadas, também foi apontado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de parecer inofensivo, (a grosso modo), todos esses problemas levantam um grande alerta. Isso porque, segundo a própria ANVISA através do seu portal pelo GOV, o consumo indiscriminado de suplementos e chás do tipo, sem a devida indicação do que de fato tem em sua composição, pode causar reações diversas que:

Lista dos chás atingidos:

Os 8 chás proibidos pela ANVISA da marca citada foram:

Qual foi o posicionamento e situação atual da empresa Mais Saúde Alimentos?

De acordo com apurações feitas pelo Tv Foco, não foram encontradas as manifestações, tampouco as notas oficiais a respeito do ocorrido.

Deixando claro que o espaço permanece aberto para futuras manifestações em que a mesma consiga expor a sua versão dos fatos.

Quanto aos produtos citados, os mesmos não foram encontrados em nenhum marketplace ou loja credenciada. Porém o seu perfil nas redes segue ativo e vendendo produtos normalment

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile