A autarquia crava proibição contra 8 chás e emite 3 alertas graves sobre risco fatal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pela fiscalização e controle de diversos produtos e serviços no Brasil. Sendo um órgão de suma importância para garantir a segurança e bem-estar da população. Dessa vez, por exemplo, citaremos uma situação em que a agência precisou proibir 8 chás devido ameaça a saúde dos consumidores. A seguir, confira mais detalhes sobre a situação e mais 3 alertas sobre a situação.
E foi no dia 19 de janeiro, que a agência decretou a retirada às pressas de 8 chás populares dos mercados, devido a riscos, podendo até mesmo ser fatal. Vale dizer que, existem diversos tipos de folhas, ervas, raízes, e até mesmo frutos, utilizados para fazer infusão e consumir, podendo trazer diversos benefícios a saúde. No entanto, a marca da bebida que citaremos precisou ser retirada às pressas dos mercados devido a riscos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através da Resolução Nº 205, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Anvisa proibiu a venda e fabricação de alguns lotes de produtos da empresa Mais Saúde Alimentos Suplementos. Segundo a agência, 8 tipos diferentes de chás que se encontravam em situação irregular de registro perante as diretrizes da autarquia. Sendo assim, além da proibição, o órgão cravou 3 alertas sobre o caso.
Lista de chás e lotes proibidos pela Anvisa
- CHÁ AROEIRA MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHÁ DESINCHAR MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHÁ DIABETES MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHÁ ERVA BALEEIRA MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHÁ ESPINHEIRA SANTA MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHÁ MIX 8 ERVAS DORMIR MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHÁ MIX 8 ERVAS GRIPE MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHÁ UXI AMARELO MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
Dessa forma, vale destacar que, a medida para a retirada de todos os lotes dos 8 chás dos mercados e a proibição da comercialização foi movida por três irregularidades, que servem de alerta para a população. Sendo assim, confira os destaques deixados pela Anvisa:
- O primeiro se referia a fabricação com composições não autorizadas para a categoria do produto. Além de rótulos com falsas informações contendo características de alimentos para dar ideia de regularidade do produto;
- O segundo alerta apontado pela Anvisa era que os produtos indicavam que os chás tinham propriedades terapêuticas, logo, deveriam estar regularizados de outra forma;
- Por fim, o terceiro e último alerta apontava que a empresa fazia o marketing irregular em seu perfil oficial nas redes sociais, onde atribuía aos produtos propriedades de saúde ou funcionais não autorizadas pela categoria perante a agência.
Vale dizer que, esses 3 alertas apontam grandes riscos, uma vez que o consumo sem moderação de suplementos e chás como “medicamentos” podem acabar trazendo reações negativas em casos de problemas de saúde já pré-existentes ou até mesmo causar novos dependendo da situação do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento, não se encontraram notas oficiais da empresa, bem como esclarecimentos sobre o ocorrido. No entanto, vale dizer que o espaço permanece aberto para futuras manifestações em que a Mais Saúde Alimentos consiga expor a sua versão dos fatos. Vale reforçar que a proibição cautelar da Anvisa se encontra ativa, com esses produtos não podendo ser comercializados.
O que a Anvisa faz?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE