ALERTA!
Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
25/12/2024 às 8h40
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decretou a proibição de um alimento popular após descoberta e cravou a retirada urgente do produto do Carrefour e mais
A Anvisa, a fim de cumprir o seu dever como reguladora e protetora da saúde, decretou a proibição de um dos alimentos mais amados no Brasil após descoberta e cravou sua retirada do Carrefour e mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência, no dia 24 de setembro deste ano, decretou a suspensão da comercialização, e cravou o recolhimento de uma marca de coco ralado dos supermercados, como os da rede Carrefour e todos os outros.
Trata-se do coco ralado da marca Coco & Cia. Conforme apurado pelos especialistas do TV FOCO, a proibição do alimento está cravada na Resolução RE 3.508 de 20 de setembro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anvisa barra alimento n° 1
O coco ralado pode ser considerado um dos ingredientes mais versáteis e queridos no Brasil, podendo até ser considerado por muitos o alimento número um do país.
Sua popularidade se deve à presença marcante na culinária brasileira, especialmente em sobremesas e pratos típicos. Rico em sabor, aroma e textura, o coco ralado é amplamente utilizado em receitas como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- cocadas;
- bolo de mandioca com coco;
- quindim; e
- o clássico beijinho.
Além das sobremesas, o coco ralado também aparece em pratos salgados, como na moqueca, usado na forma de leite de coco, que muitas vezes acaba sendo derivado do coco ralado fresco.
Este ingrediente, amado por agregar cremosidade, dá um toque tropical, elementos que caracterizam muitos pratos regionais brasileiros. No entanto, o produto da marca Coco e Cia precisou ser retirado dos mercados.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
De acordo com o exposto pela Anvisa, a medida se deu somente sobre o lote 030424158, após testes detectarem resultas insatisfatórios no ensaio pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre.
Com isso, acabou sendo determinada a retirada do produto do mercado. A distribuição e a propaganda também foram vetadas. Destacando que a medida segue em vigor agora em dezembro.
Além disso, a empresa segue ativa e atuando, com seus demais produtos livres para consumo. Ao G1 afirmando que a resolução da Anvisa a surpreendeu, veja a seguir:
Pronunciamento
Coco & Cia enviou uma nota ao G1 afirmando que a resolução da Anvisa a surpreendeu. Disse que, apesar de ter mostrado que suas análises estavam corretas, recebeu o pedido de recolhimento do lote.
“A inconformidade estava presente apenas no lote já citado, que foi recolhido e não circula mais no mercado.
Lamentamos o ocorrido e não compreendemos o porquê a Resolução – RE Nº 3.508 foi divulgada meses após o ocorrido ser resolvido”, afirma o texto por fim.
Coco e cia
De acordo com o site oficial da Coco & Cia, trata-se de uma empresa dinâmica, moderna e tem na busca incessante de atendimento aos altíssimos padrões de exigência dos seus clientes, a sua satisfação.
Localizada em São José de Mipibu, RN, atua desde 1990, ficando próxima aos principais produtores de coco do país e dispõe. Portanto, de uma imensa rede de fornecedores parceiros via cadeia produtiva do coco.
Considerações finais
A Anvisa suspendeu e determinou a retirada do lote 030424158 do coco ralado da marca Coco & Cia devido a resultados insatisfatórios em testes de dióxido de enxofre. Conforme a Resolução RE 3.508/2024.
A medida, que visa proteger a saúde pública, é restrita ao lote específico, enquanto os demais produtos da marca permanecem disponíveis.
Afinal, a Anvisa fiscaliza o quê?
É dever do órgão controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública. Então, tudo aquilo consumido pelos brasileiros, está sujeito a autuação por parte da Anvisa.
Entre as ações, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto, ou serviço.
CLIQUE AQUI para ver mais matérias sobre a Anvisa.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.