IGUARIA FATAL!
Atenção donas de casa, joguem no lixo: Anvisa decreta PROIBIÇÃO de amendoim nº1 do Brasil por flagra fatal
05/07/2024 às 8h32
ANVISA emite proibição contra amendoim nº 1 na preferência nacional após encontrarem a presença de um erro grave e fatal que poderia prejudicar a saúde de muitos
No Brasil, o amendoim costuma ser uma das primeiras opções a ser servida como petisco. Pelo fato de ser financeiramente acessível e facilmente encontrado em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais, o amendoim tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso, ele tem como principal característica ser de consumo fácil, pois exige pouco ou nenhum preparo, sendo ideal para ingerir no intervalo das refeições principais ou ser acrescentado a saladas verdes, farofas e saladas de frutas.
Isso sem dizer que em muitos doces e receitas preparadas por donas de casa, chefs de cozinha, ou qualquer pessoa que ame cozinhar, ele é presença garantida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre todas as opções que temos disponíveis nas gôndolas de supermercado, o estilo “amendoim japonês” é o nº 1 de qualquer lista. Crocante, douradinho e delicioso, ele acaba sendo uma ótima pedida para ser consumido junto com uma cerveja gelada.
A proibição da ANVISA
Porém, em meados de dezembro de 2023, muitos consumidores dessa iguaria entraram em choque e tiveram que jogar alguns pacotes no lixo após uma proibição da ANVISA, cuja qual afetou uma das marcas que comercializa esse produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do Amendoim Japonês Canaã, cuja responsabilidade de fabricação recaí sob a empresa Paçocas Canaã.
A Anvisa publicou a proibição através da RESOLUÇÃO-RE N° 4.630, no dia 4 de dezembro de 2023, aonde suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto mencionado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco máximo: ANVISA baixa facão e proíbe queridinho n°1 contra as rugas das 50+
● Donas de casa em alerta: ANVISA baixa facão e proíbe 13 produtos de limpeza populares após descoberta
● Sujeira e alimentos no meio da enchente: Vigilância Sanitária interdita 2 supermercados populares por nojeira
Ainda de acordo com a resolução da ANVISA a medida afetou TODOS os lotes após a autarquia comprovar a ausências de advertências quanto à presença de trigo ou soja na rotulagem.
Apesar de parecer inofensivo para pessoas com nenhuma restrição alimentar, para pessoas celíacas esse tipo de presença nos alimentos pode ser fatal, isso porque a presença do trigo (principalmente) significa que o produto contem glúten.
Manifestações da empresa e situação atual:
Ao procurar declarações ou manifestações da marca Paçocas Canaã sobre o ocorrido, as mesmas não foram encontradas. Lembrando que o espaço permanece aberto caso a mesma queira expor a sua versão dos fatos.
Segundo apurações do TV Foco realizadas nesta sexta-feira (05), não se encontrou muitas informações sobre a empresa, porém, apesar do seu perfil das redes sociais continuar ativo, o produto atingido não foi encontrado em nenhum lugar, nem mesmo no e-commerce.
Por que a presença de soja e trigo em alimentos de forma indiscriminada pode ser perigoso?
De acordo com o portal de Medicina da Puc, os sintomas mais frequentes após o consumo de glúten em pessoas celíacas são diarreia, excesso de gases e desconforto abdominal, além de fadiga e dor de cabeça.
Porém, caso a mesma não seja tratada, ela pode levar a morte, em casos mais extremos.
Sendo assim, em produtos do tipo mencionado acima, essa informação é extremamente fundamental uma vez que pode poupar muitos incidentes e riscos desnecessários.
Fora isso, a soja em excesso prejudica também à glândula tiroides, e estudos têm encontrado que o hipotiroidismo está associado às isoflavonas da soja.
As crianças que consomem muita soja são especialmente susceptíveis de desenvolver esta doença.
Ou seja, pra quem já sofre com esse tipo de doença, o consumo da soja também pode ser um grande risco à saúde.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.