FACÃO À SOLTA!
2024 mal começou: Anvisa baixa proibição contra marca de bebida e farinha às pressas e retira de mercados
09/01/2024 às 6h10
ANVISA passa o facão com força e retira lotes de produtos logo no inicio de 2024
E mal começou o ano de 2024 e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está passando o facão da proibição com força e baixa proibição severa contra uma marca famosa de bebidas e uma de farinha, muito consumida pela maioria dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim iremos detalhar cada um dos casos para que você fique por dentro de ambas as proibições
1- Farinha Panko Alfa Alimentos
E no dia 04 de janeiro de 2024, de acordo com informações da própria ANVISA, uma marca de farinha Panko, ideal para empanar carnes e legumes em geral, tomou proibição da autarquia após grave constatação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proibição foi publicada através da RESOLUÇÃO-RE Nº 59, DE 4 DE JANEIRO DE 2024, pelo Diário Oficial Da União, na qual o lote da farinha Panko, da marca Alfa Alimentos, de numeração 00125112023, e validade do dia 25/11/2024.
A medida contra a empresa Alfa Alimentos, que inclusive está no mercado desde 1987, foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a produção do lote especificado ocorreu no período em que a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados ficaram sujeitos a contaminação química e física, o que pode acarretar sérios riscos à população.
LEMRANDO QUE O FATO OCORREU COM ESSE LOTE EM ESPECÍFICO, OU SEJA, OS DEMAIS LOTES DO PRODUTO BEM COMO AS DEMAIS LINHAS DA EMPRESA SEGUEM COMERCIALIZADAS NORMALMENTE COMO PODEM VER ABAIXO:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada do Detran: Nova lei de trânsito chega com PROIBIÇÃO e pode cancelar CNH hoje (18)
● Multa de R$2.934 e FIM da CNH: Governo Lula arma 2 viradas no trânsito em 2025
● Nova lei dos semáforos chega voando no Brasil em 2025 e idosos 60+ vibram
2- Qual marca de bebidas foi proibida pela ANVISA?
Outra proibição executada pela ANVISA, ocorreu contra um lote de vencimento ainda do mês de dezembro de 2023 da marca de mistura para bebidas, ClinicMais, empresa especializada em suplementos alimentares.
Na RESOLUÇÃO-RE Nº 4.910, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2023, publicada no Diário Oficião da União, no dia 03 de janeiro de 2024, foi determinado a proíbição e comercialização dos lotes dos produtos da marca listados abaixo:
- MISTURA PARA O PREPARO DE BEBIDA MARCA SUBLIME NOITE CLINICMAIS (LOTE 5892409 VAL 07/23);
- MISTURA PARA O PREPARO DE BEBIDA MARCA SUBLIME NOITE CLINICMAIS (LOTE 5772161 VAL 06/23);
- MISTURA PARA O PREPARO DE BEBIDA MARCA SUBLIME NOITE CLINICMAIS (LOTE 5666983 VAL 04/23);
- MISTURA PARA O PREPARO DE BEBIDA MARCA SUBLIME NOITE CLINICMAIS (LOTE 5551560 VAL 01/23).
Ainda conforme a publicação oficial, a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, referente ao produto devido ao uso de melatonina em sua composição, substância não autorizada para uso em alimentos convencionais.
Isso porque na condição especificada não há comprovação da segurança de uso, além da rotulagem do produto trazer indicação do produto atribuindo efeito não demonstrado (propriedade relativas a regulação do sono).
LEMRANDO QUE O FATO OCORREU COM ESSES LOTES ESPECIFICAMENTE. INCLUSIVE SEUS PRODUTOS CONTINUAM SENDO VENDIDOS NORMALMENTE COMO PODEM VER ABAIXO:
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.