Anvisa baixa decreto em que proíbe bebida que mulheres amam tomar, por risco de morte
A Anvisa baixou um decreto em que proíbe uma bebida que as mulheres amam tomar, por conta de risco de morte, com hemorragia fatal e todos precisam ficar por dentro das informações, para que não tenha nenhum perigo.
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Metrópoles’, a cúrcuma, que é utilizada muitas vezes como chá, está em uma lista de proibições da Anvisa, dependendo de como ela é preparada e usada pelos consumidores.
Seu chá não é liberado pelo órgão para consumo e venda, pelo fato dela não constar no Anexo I da Instrução Normativa (IN) nº 159. Diante desse cenário, a vigilância sanitária explicou os motivos para o site Metrópoles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O art. 5º da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 716, de 2022, estabelece que as partes das espécies vegetais autorizadas para o preparo de chás são aquelas que constam no Anexo I da Instrução Normativa (IN) nº 159”, disse o órgão.
E seguiu: “Para que a cúrcuma seja autorizada para o uso de chás, é necessária a avaliação da Anvisa de que este vegetal pode ser usado de forma segura para o preparo de chás”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Brasil Escola’, a cúrcuma possui algumas contraindicações, como por exemplo induzir ao aborto, por tanto não deve ser utilizada pelas mulheres que estão grávidas.
Além disso, também apresenta atividade anticoagulante, podendo levar a hemorragias, que dependendo do estado, pode ser fatal. Por isso é importante sempre ficar atento aos detalhes, para que o consumo do cúrcuma não lhe cause nenhum perigo à saúde.
Quando a Anvisa foi fundada?
A Anvisa, responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a fabricação, até a sua venda, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.