Produtos comuns das donas de casa são proibidos por decreto da Anvisa
Marcas muito populares de carne, queijo e sal entre os consumidores viram alvo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e são atingidas por proibição urgente, sendo retiradas de mercados devido risco seríssimo à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do portal Consultas, Gov, e todas as medidas cautelares continuam ativas.
Portanto, a Anvisa publicou no dia 13 de março uma medida cautelar contra a Care Moída Congelada de Bovino da marca Supremo Carnes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, foi registrado que o produto era apresentado em embalagem plástica à vácuo com conteúdo líquido de 1kg, devido a resultados analíticos acima dos limites estabelecidos no padrão microbiológicos.
A Marca do Serro também foi alvo de medida cautelar pelo produto Queijo Minas Artesanal, no dia 6 de maio de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi incentivada devido à detecção de Salmonella no produto. A bactéria é extremamente prejudicial contra à saúde, podendo causar graves infecções e até mesmo a morte.
Seus sintomas incluem, diarreia, vômito, febre, dor abdominal, calafrio e cansaço, segundo informações do portal Gov.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, vamos falar do outro produto que foi barrado pela Anvisa, o Sal Moído Refinado Iodado União, da empresa Maranata Salineira do Brasil Ltda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa emitiu uma medida cautelar através da Resolução-RE Nº 1.689, publicada em 06/05/2024, após detectar que o produto apresentava níveis insatisfatórios de iodo.
O iodo é um componente essencial adicionado ao sal para prevenir doenças como o bócio, que afeta a glândula tireoide. A deficiência de iodo no lote específico do sal União representa um risco para a saúde pública, mas a empresa continua comercializando seus outros produtos normalmente.
No entanto, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas citadas a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que as mesmas possam expor suas versões dos fatos.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.