A proibição da Anvisa, confirmada por Carolina Ferraz, no Domingo Espetacular, da Record
Em 8 de jan. de 2023, o Domingo Espetacular, da Record, apresentado por Carolina Ferraz, acabou sendo paralisado com uma proibição da Anvisa atingindo um cosmético muito popular entre as mulheres.
Bom, para melhor entender, na ocasião foi noticiado que algumas marcas de pomadas para modelar o cabelo, utilizadas tanto casualmente quanto em salões de beleza, podem representar risco à saúde dos usuários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“No Rio de Janeiro, mais de 100 pessoas procuraram um hospital público com queimadura nos olhos em apenas um dia, devido ao produto ter escorrido até os olhos e causado danos. Uma marca chegou a ter a venda proibida pela Anvisa”, anunciou a apresentadora da Record.
De acordo com informações do portal GOV.BR, desde o início do ano de 2023 e como parte da investigação, a Anvisa já cancelou a autorização de 635 produtos por motivos como uso de ingrediente não autorizado ou fora do limite, ausência de declaração do responsável técnico da empresa e não apresentação de estudos e testes solicitados.
A decisão inicial de interdição cautelar de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos foi adotada devido ao crescente número de relatos de casos de eventos adversos graves notificados à Agência e à aproximação das festas de Carnaval. Nessas festividades, o uso de penteados tende a aumentar, tornando necessária a adoção de medidas sanitárias efetivas e urgentes para que não ocorressem novos surtos de intoxicação ocular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em fevereiro deste ano de 2024, a Anvisa publicou o painel de consulta de pomadas capilares autorizadas. A agência reforça que apenas as pomadas listadas estão autorizadas para comercialização e uso.
Além disso, a agência reforça os cuidados que todo consumidor deve ter:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
- Não utilize produtos irregulares, ou seja, produtos não autorizados pela Anvisa. Aqui, vale a máxima: “Sua saúde em primeiro lugar!”.
- Leia atentamente o rótulo do produto e siga as orientações do fabricante.
- Evite o uso excessivo desses produtos. Aplique-os de forma moderada, em pequenas quantidades.
- Realize um teste de alergia em uma pequena área da pele antes de aplicar o produto.
- Não use o produto se estiver com a pele, os olhos ou outra parte do corpo com alguma irritação.
- Evite o contato do produto com os olhos. Evite situações em que o produto possa escorrer para os olhos, como banho de piscina e mar. Quando for remover o produto da cabeça, durante o banho, faça isso com cuidado, inclinando a cabeça para trás.
- Se o produto entrar em contato com os olhos, lave-os com água corrente por 15 minutos, pelo menos.
Como fazer uma reclamação para Anvisa?
O consumidor deve encaminhar sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária de seu município, informando os seguintes dados:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- nome e marca do produto.
- nome e endereço do fabricante.
- data de validade.
- lote.
- nome e endereço do estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido.