Com sintomas chocantes, a Anvisa teve que solicitar a proibição de uma famosa marca de frango e de 1 produto popular das donas de casa por causa de irregularidades sanitárias
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sempre entra em ação quando identifica alguma irregularidade que possa colocar a vida dos clientes em risco. Foi o caso de uma marca de frango e outro produto bastante popular das donas de casa, onde os mesmos foram retirados dos supermercados por contaminação.
O motivo chocante é porque o frango é uma das misturas mais populares no Brasil. A carne de frango é uma ótima fonte de vitaminas e minerais essenciais, como ferro, zinco, selênio e vitamina B12. Graças à sua versatilidade culinária, o frango pode ser preparado de várias maneiras, tornando-o uma opção atraente para refeições diversificadas e saudáveis de acordo com o portal Longevidade Saudável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. Essa medida foi ocasionada pelo comunicado de recolhimento voluntário feito pela própria empresa.
De acordo com o portal Gov da Anvisa, o lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões sanitários por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.
Essa bactéria habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos. A Escherichia coli também pode provocar doenças, como infecções urinárias, pneumonia (correndo o risco de deixar os pulmões parando), vômito, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Obviamente que os sintomas podem ser mais graves em determinadas pessoas do que em outras, de acordo com o organismo de cada um. Por isso a medida cautelar contra a substância fatal é imprescindível, impedindo que os consumidores consumam o lote danificado.
O QUE DIZ A EMPRESA?
A Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda segue comercializando o seus produtos normalmente, visto que apenas o lote citado foi proibido pela Anvisa. A empresa foi fundada em 2055 e atua no mercado de frangos abatidos, produzindo aves inteiras e de corte, sendo referência em seu segmento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
Conforme destacado no site da empresa, os congelados são produzidos em linha Food Service, Bandejas, Pacotes, Envelopados, Temperados, Interfolhados e Industrializados; onde as aves são criadas sob alto padrão para que cheguem com qualidade aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do pedido de recolhimento voluntário, que demonstra compromisso e responsabilidade com os seus consumidores, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL É A OUTRA MARCA POPULAR QUE FOI BARRADA DOS MERCADOS?
De acordo com a Resolução-RE N° 2.708, publicada em 24 de julho de 2023, a Anvisa solicitou a proibição da distribuição, comercialização e uso do lote N130623 do produto Salsicha Viena com Alho, sabor defumado, marca Nalin, fabricado em 13 de junho de 2023 e válido até 13 de setembro de 2023.
A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido ao lote do produto conter contaminação microbiológica de acordo com informações do portal Tribuna Paraná. Apenas o lote N130623 do produto Salsicha Viena com Alho, sabor defumado, marca Nalin, foi proibido de ser comercializado.
A legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei, o que não ocorreu nessa situação.
Diante disso, é essencial que a população fique atenta a essa informação e evite o consumo do produto do lote proibido, pois pode fazer você vomitar e ter diarreia. Para quem não sabe, as salsichas também são carnes e a marca segue comercializando normalmente os seus produtos. O pedido de recolhimento voluntário feito pela própria empresa, mostra o compromisso que a mesma possui com o seus consumidores.
A Nalin é referência em frios e embutidos que são os destaques da mesa dos brasileiros, onde além de salsichas, ela também atua com uma linha germânica, aves e bovinos, salames, temperados, linguiças e pancetas, como é destacado em seu site oficial.
Apesar do pedido de recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada. De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.