Alerta
Sangramento interno: Anvisa acaba de proibir marca de frango, carne e +1 queridinho das saladas dos mercados
06/03/2024 às 6h57
Anvisa acaba de proibir uma marca de frango, carne e um queridinho das saladas
A Anvisa acaba de proibir uma marca de frango, uma carne e mais um queridinho das saladas, que foram arrancados dos supermercados neste ano de 2024, um deles até mesmo podendo causar um sangramento interno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
De acordo com o próprio portal do órgão, a Anvisa realizou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 587, no dia 15 de fevereiro de 2024, em que suspendeu a comercialização, distribuição e uso de um fígado de frango congelado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do lote 284-2 da marca Ave Nova, produzido pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda e informou que a medida foi tomada por conta da detecção de Escherichia coli acima dos limites permitidos na legislação.
No mesmo dia, 15 de fevereiro, a Anvisa também suspendeu a comercialização e uso da carne congelada de bovino sem osso, sendo o lote 13012024 da marca Cedro Alimentos, fabricado pela empresa C M de Oliveira Ltda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi tomada por conta da presença de Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação. O recolhimento dos produtos foi feito de maneira voluntária por parte de sua fabricante.
Vale ressaltar que a Escherichia coli é uma bactéria que habita no intestino de animais endotérmicos e que pode causar doenças como infecções urinárias, diarreias e até mesmo sangramento interno, por conta da colite hemorrágica.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
Vale ressaltar que em ambos os casos, apenas os lotes citados foram afetados por esse problema, com o restante podendo ser comercializado e consumido sem nenhum tipo de problema à saúde.
Por fim, no dia 22 de fevereiro, a Anvisa proibiu a fabricação, uso e comercialização de um queridinho da salada, no caso a Conservas de Palmitos, Legumes e outros vegetais da empresa Palmitos Itapunha LTDA.
A medida foi tomada por conta da empresa não possuir o devido licenciamento sanitário válido no período citado.
Quando a Anvisa foi criada?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até quando estão disponíveis para a venda, e foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: