ALERTA!

Carne de cachorro, barata e nojeira: Anvisa proíbe às pressas o funcionamento de açougue, padaria e 2 restaurantes

13/07/2024 às 20h38

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa proíbe às pressas o funcionamento de açougue, padaria e 2 restaurantes - (Foto: Reprodução / Internet)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária barrou d forma imediata o funcionamento de quatro restaurantes que apresentava, sérios riscos a saúde pública

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um órgão regulamentador que fiscaliza produtos e estabelecimentos que possam por em risco a saúde do consumidor. E, dessa vez, a autarquia precisou barrar o funcionamento de um açougue, padaria e 2 restaurante que ocasionavam sérios riscos a população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que os 4 estabelecimentos são fundamentais para o dia a dia da população. O açougue por exemplo, é ideal para quem busca por uma carnes fresca e de qualidade, não optando por produtos quem sejam vendidos em embalagens a vácuo. Já a padaria, é um local ideal para todos os horários, principalmente para quem deseja um café acompanhado de pães, bolos ou demais massas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, por outro lado, há quem prefira aos domingo, ou até mesmo um dia qualquer da semana, frequentar restaurante e se deliciar com pratos prediletos, ao lado da família ou amigos.

Portanto, devido a alta frequência e demanda dos consumidores quando ao uso de produtos e ambiente, a Agência se preocupou em fiscalizar determinados locais como esses que apresentavam circunstâncias totalmente fora das regras estabelecidas pela autarquia. Vale lembrar que a ação do órgão ocorreram no anos de 2009, 2022 e 2023.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proibição da ANVISA contra marca popular queridinha - (Foto: Reprodução / Internet)
ANVISA – (Foto: Reprodução / Internet)

AÇOUGUE INTERDITADO PELA VIGILÂNCIA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O local em questão trata-se de um açougue localizado no Rio Grande do Sul, no dia 19 de dezembro de 2023. O local foi interditado após uma denúncia feita para a polícia, que após a queixa invadiu o local e nele foram encontrados 49,5 kg de carne ao qual foram descartados.

De acordo com o portal ‘Terra’, o proprietário do estabelecimento foi preso por violações das relações de consumo. Além disso, o açougue foi fechado por péssimas condições de higiene.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O motivo que gerou a denúncia foi a suspeita de atividades de abate de cães na região do Rio Grande. Com o corrido de prisão e e fechamento do ambiente, não foi possível conseguir maiores detalhes sobre acontecimento, que nos atuais segue por investigação da Polícia Civil, conforme divulgado pela fonte.

PADARIA INTERDITADA EM SÃO PAULO

Uma padaria localizada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, foi inderditada no dia 16 de novembro de 2022, pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa. Por meio de uma nota oficial, a prefeitura da cidade alegou que o local não cumprira as diretrizes de boas práticas na manipulação e armazenagem dos alimentos.

Na padaria interditada, foram encontrados o acúmulo de objetos que não eram mais usados, além de resíduos de alimentos em vários locais do estabelecimento e ausência de barreiras físicas que evita a entrada de animais como baratas, ratos e insetos. Ainda, o local apresentava a falta de controle/monitoramento da temperatura ideal dos alimentos em todas as etapas necessárias.

Ademais, existiam a inexistência de procedimentos de higienização dos produtos alimentícios, que eram preparados sem identificação e controle de qualidade. Segundo o G1, na ocasião, a fiscalização ocorreu após denúncias de forma anonimato recebidas pelo serviço 156 da Prefeitura de Campinas.

É importante ressaltar que, sem a divulgação do nome e endereço da padaria, não é possível determinar sua atuação atual. No entanto, se o estabelecimento se adequar às normas, poderá solicitar a liberação da interdição. Assim, uma vez corrigidas as infrações, a padaria poderá retornar suas atividades normalmente.

RESTAURANTE INTERDITADO

A Vigilância Sanitária, barrou em dezembro de 2023, uma unidade de restaurante Parnê, situado na zona norte do Rio de Janeiro, no Norte Shopping. Segundo o portal UOL, no local havia a existência de ratos e baratas entre os alimentos consumidos pelos clientes. Ainda, havia cerca de 100 kg de carne podre, ultrapassando o prazo de validade e sem nenhuma proteção.

Com o ocorrido, o Shopping informou na época que ajudou com a ação de fiscalização da Anvisa e aguardou a adequação do restaurante para o retorno de suas atividades. Contudo, o restaurante não se pronunciou sobre o acontecido. Vale lembrar que em casos como esses, a reabertura do estabelecimento só poderá acontecer após o cumprimento e regularização das normas.

Mas, após o transtorno, o Parnê seguiu de forma adequada as diretrizes estabelecidas e desde então, segue ativamente com seus trabalho no Norte Shopping, mas, cumprindo com todas as regras ditadas pela autarquia.

OUTRO RESTAURANTE INTERDITADO

DE acordo com a prefeitura de Aracruz, no mês de maio de 2009, um restaurante cujo o nome não foi divulgado, fechou suas portas. O local apresentava riscos aos consumidores, estrutura inadequada, ausência de higienização e a falta o funcionamento sem o Alvará.

O gerente da vigilância sanitária de Aracruz, Alexandre Rebuzzi, informou a situação do restaurante. “O restaurante vai ficar fechado até que a situação seja regularizada”.

Por se tratar de um acontecimento antigo, e sem divulgação do nome, não há informações sobre o atual funcionamento do restaurante, tampouco o que foi determinado na época.

Qual o papel da Anvisa?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A Anvisa também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

🚨 Fontenelle e Lucas "batem-boca" + Tati Machado no lugar de Ana Maria + Davi defende jogos de az@r  

Açougue
Anvisa
Destaque
padaria
restaurante

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.