Risco: ANVISA acaba de baixar proibição contra marca de alho nº1 por descoberta assustadora em mercados

Alerta nacional: ANVISA proíbe marca líder de alho após revelação chocante sobre riscos à saúde nos supermercados brasileiros.
3 min de leitura
ANVISA emite alerta contra marca de alho (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva)

ANVISA emite alerta contra marca de alho (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Alerta nacional: ANVISA proíbe marca líder de alho após revelação chocante sobre riscos à saúde nos supermercados brasileiros

A ANVISA determinou, no dia 23 de março de 2025, a suspensão imediata da distribuição e comercialização de dois lotes de uma marca famosa de alho em pó após uma assustadora descoberta em mercados, a qual representa um risco em potencial à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca mencionada trata-se da Firmenich e Cia Ltda, a qual a proibição se deu após análises laboratoriais detectarem a presença de amendoim no produto sem a devida informação no rótulo.

Essa omissão representa um sério alerta, ainda mais aos alérgicos e principalmente celíacos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, com base nas informações obtidas através do portal oficial da ANVISA, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz abaixo toda a situação e o motivo pelo qual essa descoberta é tão grave.

Dente de Alho, Unhas
Marca de alho virou alvo da ANVISA após risco (Foto: Reprodução/Internet)

Detalhes da proibição:

A Resolução n.º 1.146, publicada no dia 26 de março de 2025, no Diário Oficial da União (DOU), estabeleceu a proibição dos lotes:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a medida incluiu o recolhimento de todos os produtos relacionados aos lotes em questão em circulação. Essas normas garantem a segurança alimentar e a proteção dos consumidores contra riscos à saúde.

Possíveis riscos:

O consumo acidental de amendoim por pessoas alérgicas pode causar reações adversas graves, como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por esse motivo, a rotulagem correta dos alimentos é essencial para evitar intoxicações e garantir a escolha segura dos consumidores.

Resolução da ANVISA pt 1 (Foto Reprodução/ANVISA)
Resolução da ANVISA pt 2 (Foto Reprodução/ANVISA)

Declarações e importância da empresa:

Não foi localizada nenhuma declaração oficial da Firmenich e Cia Ltda a respeito da proibição imposta pela ANVISA em março, contra os lotes de alho em pó mencionados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o espaço segue em aberto, caso a mesma queira expor a sua versão dos fatos.

MAS ATENÇÃO! Os produtos atingidos são somente aqueles que de fato correspondem aos lotes mencionados, ou seja, as demais linhas da marca, bem como produtos diversos, permanecem no mercado normalmente.

Atualmente, a Dsm-Firmenich é uma parceira líder mundial em inovação nas áreas de nutrição, saúde e beleza.

Como saber se um produto foi autuado pela ANVISA?

Para saber se um produto foi autuado pela ANVISA, os consumidores podem consultar o site oficial da agência, na seção de Resoluções de Diretoria Colegiada (RDCs) e alertas sanitários.

Além disso, é possível verificar diretamente no Diário Oficial da União e acompanhar comunicados oficiais da autarquia.

Em caso de dúvidas sobre um produto, os consumidores podem entrar em contato com a ANVISA ou com os órgãos de defesa do consumidor.

Porém, a recomendação é que os consumidores verifiquem atentamente os rótulos dos produtos antes da compra e fiquem atentos a alertas de segurança alimentar.

Quem possuir os lotes proibidos deve interromper imediatamente o consumo e entrar em contato com a empresa responsável para devolução ou descarte adequado.

Conclusão:

Em suma, a descoberta da presença de amendoim não informado em lotes de alho em pó da Firmenich e Cia Ltda expõe um grave risco à saúde, especialmente para alérgicos.

A rápida atuação da ANVISA destaca a importância da fiscalização rigorosa e da transparência na rotulagem de alimentos.

Por fim, consumidores devem redobrar a atenção às informações nos rótulos e acompanhar os alertas sanitários.

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile