EITA
Desinfetante, sabão e +: ANVISA baixa proibição e marca de limpeza nº 1 acaba arrancada de mercados pelo PROCON
06/06/2024 às 17h04
Marcas de limpeza n° 1, desinfetante e sabão receberam proibição e até o Procon se envolveu
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, falaremos de uma autuação do órgão federal contra 3 produtos de limpeza, entre eles a marca número um do Brasil, a Ypê. Tudo isso com direito, inclusive, a um alerta urgente emitido pelo Procon.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cabe ressaltar que estes órgãos, junto com a Vigilância Sanitária, são os principais do país para fiscalizar os estabelecimentos. Assim, conseguem identificar grande parte daqueles produtos que podem trazer algum risco para a saúde do consumidor. Segundo o portal Olhar Direto, no dia 14 de maio de 2024, o Procon e a Anvisa emitiram um alerta em que orientava os mercados de Cuiabá a parar de vender alguns lotes de produtos de limpeza.
Na lista estavam alguns desinfetantes da marca Proeza, detergentes da Ypê e sabonete líquido da Bonetti. “Alertamos que informar aos associados sobre o cumprimento dessa resolução é essencial para evitar prejuízos. Pois o descumprimento pode resultar em autuações, processo administrativo, sanções com multas e inclusão do nome da empresa nos Cadastros Estadual e Municipal de Reclamações”, disse o Procon.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pronunciamento:
Por meio de nota divulgada no dia 09 de maio de 2024, a Química Amparo, empresa produtora do detergente Ypê, argumentou que tinha feito o recolhimento voluntário dos produtos assim que identificou o problema. Aliás, a autuação do Procon foi somente nos estabelecimentos que ainda não tinham cumprindo a determinação da Anvisa e ainda estavam comercializando tudo normalmente:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Química Amparo informa que os lotes de lava louças, objeto da ação voluntária de recolhimento informada pela Anvisa, haviam sido rastreados pelo controle de qualidade da empresa, que iniciou o recolhimento dos itens há mais de um mês, conforme plano previamente submetido à agência reguladora.
Após uma rigorosa análise interna identificou-se, em alguns lotes específicos, a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Donas de casa em alerta: ANVISA baixa facão e proíbe 13 produtos de limpeza populares após descoberta
● Sujeira e alimentos no meio da enchente: Vigilância Sanitária interdita 2 supermercados populares por nojeira
● Atenção, mulheres 45+: ANVISA acaba de proibir progressiva nº1 após risco de câncer
Importante destacar que não há proibição de comercialização do produto e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes específicos indicados na ação voluntária proposta pela própria empresa.
Além disso, a empresa reforça que a segurança, a qualidade de seus produtos e a atenção aos clientes e consumidores são prioridades desde sua fundação, há mais de 70 anos.
Situação atual:
Vale lembrar que a famosa empresa se mostrou disposta a contribuir para retirar os produtos contaminados de circulação. Além isso, somente os lotes contaminados foram proibidos. Assim, a marca segue funcionando normalmente.
A Ypê é a marca número 1 no coração dos brasileiros:
Uma recente pesquisa mostrou que a Ypê é a marca mais lembrada pelos brasileiros quando o assunto é detergente, e já vencemos a categoria desinfetante, em 2021. Diante disso, a marca é uma das mais prestigiadas do Brasil com um faturamento fora de série.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]