EITA
Comunicado de RISCO emitido: Anvisa proíbe marca de sal e decreta retirada urgente dos mercados
28/04/2024 às 22h43
O órgão cravou a proibição de uma marca de sal devido resultados insatisfatórios de um componente
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um dos principais órgãos no que se refere qualidade dos produtos. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a proibição da autarquia contra uma famosa marca de sal, além do decreto de retirada urgente do produto dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sal é um ingrediente muito usado nas cozinhas. Um dos temperos mais utilizados pelas donas de casa, sendo o responsável por dar mais sabor aos alimentos. Além disso, seu principal nutriente, o sódio, é muito importante para a saúde humana. No entanto, a marca que vamos citar, precisou ter o produto proibido por não respeitar uma norma da Anvisa.
Sendo assim, segundo o portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou mediante a publicação da Resolução-RE Nº 3.654, de 27 de setembro de 2023, a proibição da distribuição, comercialização, fabricação e uso do lote SGH 22607, do produto Sal Rosa do Himalaia, marca Lina, da empresa Peralta Distribuidora de Alimentos Ltda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi motivada considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 169.1P.0/2022, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo, com resultado insatisfatório para o teor de iodo, que por sua vez, se encontrou abaixo do mínimo estabelecido.
O teor de iodo obriga todo o produto do tipo no Brasil a ter um padrão mínimo de 15 mg por kg de sal, e máximo de 45 mg/kg. O analisado não atingiu o valor mínimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O iodo
A adição obrigatória do iodo no sal iniciou no país na década de 50 para prevenir a deficiência do nutriente, quadro que pode causar problemas na tireoide, como o bócio, e afetar o desenvolvimento físico e intelectual de crianças, de acordo com informações do jornal O Globo.
Portanto, a substância fatal pode trazer sérios riscos aos consumidores e por isso, o órgão fiscalizador emitiu o alerta barrando a famosa marca de sal dos mercados. Vale destacar que, a proibição da Anvisa diz respeito somente ao lote citado. No entanto, não se tem informações sobre a volta do produto ou sobre a marca.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de infecção e meningite: ANVISA proíbe produto nº1 das mães após ameaça aos bebês
● Bactéria, pelo de rato e +: Anvisa faz proibição contra 3 marcas populares de carne, salsicha e +1 popular
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
Falta de esclarecimentos…
Além disso, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
Qual o papel da Anvisa?
A Anvisa tem por objetivo institucional promover a proteção da saúde da população, através do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária.
Inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, assim como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]