EITA

Comunicado de RISCO emitido: Anvisa proíbe marca de sal e decreta retirada urgente dos mercados

28/04/2024 às 22h43

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa proíbe marca de sal e decreta retirada dos mercados (Foto: Reprodução/ Internet)

O órgão cravou a proibição de uma marca de sal devido resultados insatisfatórios de um componente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um dos principais órgãos no que se refere qualidade dos produtos. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a proibição da autarquia contra uma famosa marca de sal, além do decreto de retirada urgente do produto dos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sal é um ingrediente muito usado nas cozinhas. Um dos temperos mais utilizados pelas donas de casa, sendo o responsável por dar mais sabor aos alimentos. Além disso, seu principal nutriente, o sódio, é muito importante para a saúde humana. No entanto, a marca que vamos citar, precisou ter o produto proibido por não respeitar uma norma da Anvisa.

Sendo assim, segundo o portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou mediante a publicação da Resolução-RE Nº 3.654, de 27 de setembro de 2023, a proibição da distribuição, comercialização, fabricação e uso do lote SGH 22607, do produto Sal Rosa do Himalaia, marca Lina, da empresa Peralta Distribuidora de Alimentos Ltda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sal Rosa do Himalaia foi barrado pela ANVISA – Foto: Reprodução/Internet
Sal Rosa do Himalaia barrado pela ANVISA – Foto: Reprodução/Internet

A medida foi motivada considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 169.1P.0/2022, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo, com resultado insatisfatório para o teor de iodo, que por sua vez, se encontrou abaixo do mínimo estabelecido.

O teor de iodo obriga todo o produto do tipo no Brasil a ter um padrão mínimo de 15 mg por kg de sal, e máximo de 45 mg/kg. O analisado não atingiu o valor mínimo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O iodo

A adição obrigatória do iodo no sal iniciou no país na década de 50 para prevenir a deficiência do nutriente, quadro que pode causar problemas na tireoide, como o bócio, e afetar o desenvolvimento físico e intelectual de crianças, de acordo com informações do jornal O Globo.

A presença de iodo no sal de cozinha é de grande importância (Foto: Reprodução/ Internet)
A presença de iodo no sal de cozinha é de grande importância (Foto: Reprodução/ Internet)

Portanto, a substância fatal pode trazer sérios riscos aos consumidores e por isso, o órgão fiscalizador emitiu o alerta barrando a famosa marca de sal dos mercados. Vale destacar que, a proibição da Anvisa diz respeito somente ao lote citado. No entanto, não se tem informações sobre a volta do produto ou sobre a marca.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falta de esclarecimentos…

Além disso, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

Anvisa (Foto Reprodução/ Internet)
Anvisa (Foto Reprodução/ Internet)

Qual o papel da Anvisa?

A Anvisa tem por objetivo institucional promover a proteção da saúde da população, através do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária.

Inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, assim como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Thumbnail Video Youtube

Anvisa
Anvisa Sal
Destaque
Sal Rosa do Himalaia

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.