A Vigilância Sanitária surpreendeu todo mundo ao decidir realizar uma proibição urgente contra uma marca de sorvete e uma de queijo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a proibição urgente contra uma marca de sorvete rival da Nestlé e uma de queijo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Queijo
O portal da Anvisa ainda informou a respeito de outra restrição. A resolução n° 1.707, de 02 de maio de 2024, a qual proíbe a comercialização, distribuição e uso do lote 19205 do queijo minas artesanal marca Do Serro, da empresa COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DO SERRO LTDA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, referente ao produto Queijo Minas Artesanal, marca Do Serro, Lote 19205, embalado em Polietileno à vácuo de 400 e 800 g, com validades de 01/07/2024; 04/07/2024; 07/07/2024; 10/07/2024; 10/07/2024; 16/07/2024; 18/07/2024; 21/07/2024; 23/07/2024; 25/07/2024; 28/07/2024; 30/07/2024 e 01/08/2024.
A medida foi motivada devido a resultados analíticos insatisfatórios em relação aos estabelecidos no padrão microbiológico do produto (presença de Salmonella sp.).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pronunciamento:
Também não foi encontrado nenhum pronunciamento ou nota por parte da empresa que recebeu a notificação da Anvisa. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
Sorvete
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em relação à marca de sorvete, a Anvisa emitiu a resolução n° 2.469 em 6 de julho de 2023, determinando a suspensão da distribuição, comercialização e utilização do lote 18/04/2023 (com validade até 18/10/2023) do picolé sabor chiclete, da marca D’Cremosinho, fabricado pela empresa MD Indústria e Comércio de Sorvetes LTDA.
De acordo com informações do portal Folha Vitória, essa medida foi tomada após a MD Indústria e Comércio de Sorvetes LTDA (D’Cremosinho) anunciar um recolhimento voluntário devido à contaminação por enterobacteriaceae nesse lote específico. Essa bactéria é muito prejudicial para a saúde das pessoas e provoca uma série de problemas pulmonares.
Para quem não sabe, as enterobactérias causam pneumonia associada à ventilação mecânica e também podem ser causas de pneumonia nosocomial em pacientes fora de ventilação mecânica, ou seja, fazer com que os pulmões deles parem de funcionar, podendo ser fatal, segundo o site Medicina Net. Representando, um sério risco a saúde de todo mundo.
Pronunciamento:
Vale lembrar que não encontramos nenhuma nota da empresa, entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização da matéria.
Situação atual:
Vale lembrar que as marcas mencionadas nessa matéria seguem funcionando normalmente, uma vez que apenas os lotes que foram barrados pela Anvisa fugiram dos padrões sanitários. Sendo assim, os outros produtos não foram afetados.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.