A Agência Nacional da Vigilância Sanitária sempre entra em ação quando identifica alguma irregularidade em um produto que possa fazer mal ao consumidor
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) proibiu marca n°1 de frango, rival da Sadia dos mercados às pressas por conta de uma contaminação de bactéria que não só faz mal ao organismo, como também vai te fazer vomitar caso ocorra a consumação desse produto impróprio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Medida Cautelar segue ativa e foi sinalizada pelo órgão fiscalizador em fevereiro de 2024. Esse anúncio causou espanto, visto que o frango é uma mistura bastante popular e que é frequente na mesa dos brasileiros, sendo um dos produtos mais comercializados no país.
De acordo com informações do portal Gaúcha ZH, a carne de frango é uma opção perfeita de proteína de alto valor biológico, ou seja, proteína que possui todos os aminoácidos fundamentais que precisamos ingerir. É rica em vitaminas como a B12 e outras do complexo B, além de vitamina E, e minerais como selênio, potássio, ferro, zinco e outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário feito pela própria rival da Sadia.
De acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões sanitários por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa bactéria habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos. A Escherichia coli também pode causar doenças, como infecções urinárias, pneumonia (correndo o risco de deixar os pulmões parando), vômito, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.
Obviamente que os sintomas podem ser mais severos em determinadas pessoas do que em outras, de acordo com o funcionamento do organismo de cada um. Por isso a medida cautelar contra a substância fatal é essencial, impedindo que os consumidores consumam o lote danificado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A EMPRESA SE MANIFESTOU?
A Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda segue comercializando o seus produtos normalmente, visto que apenas o lote citado foi barrado pela Anvisa. A empresa foi fundada em 2005 e atua no mercado de frangos abatidos, produzindo aves inteiras e de corte, sendo referência em seu segmento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme destacado no site da empresa rival da Sadia, os congelados são produzidos em linha Food Service, Bandejas, Pacotes, Envelopados, Temperados, Interfolhados e Industrializados; onde as aves são criadas sob alto padrão para que cheguem com qualidade aos consumidores.
Apesar do pedido de recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada. De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.