Anvisa crava proibição contra marca rival da Nestlé devido a risco a saúde e decreta retirada urgente dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pela qualidade e segurança de uma série de serviços e produtos presentes no nosso cotidiano. Dessa vez, por exemplo, iremos relembrar uma situação de 2022, onde a agência cravou a proibição de venda e decretou a retiradas às pressas de uma marca gigantesca rival da Nestlé dos mercados. A seguir, confira mais detalhes sobre o caso.
O Brasil é um dos países que mais consome chocolates no mundo, segundo o ‘Estadão’, nosso gigante está em 20° lugar de locais que mais consumem o doce. Sendo o favorito de milhões por aqui, principalmente em datas comemorativas como a páscoa e o Dia dos Namorados. No entanto, chocando todo mundo, em outubro de 2022, a Garoto, grande rival da Nestlé no ramo dos chocolates, acabou proibida pela Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O órgão cravou um decreto de retirada às pressas dos mercados de dois sabores com os lotes de identificação. A motivação da autarquia se deu após a identificação de uma possível contaminação com fragmentos de vidro na composição dos seguintes produtos:
- Lote 225212941G – de chocolate ao leite com Castanhas de Caju, da marca Garoto, rival da Nestlé, e no caso, era apenas no tablete de 80g, com validade para 09/09/2023.
- O outro lote é o 225312941G, de chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas, da marca Garoto, também no tablete de 80g e com a validade para o dia 09/09/2023.
Como ocorreu essa contaminação?
Vale dizer que, na época, a rival da Nestlé, informou que a contaminação ocorreu devido à quebra de um sensor na linha de fabricação. Dessa forma, os lotes mencionados acima, poderiam ter vidros fragmentados em suas embalagens. Segundo a empresa, a maioria dos lotes afetados não foi comercializado, mas alguns produtos foram distribuídos em Vila Velha–ES e no estado de Santa Catarina, no entanto, foram retirados de circulação.
Confira o pronunciamento da marca sobre o ocorrido em 2022
“A GAROTO informa que está promovendo o recolhimento voluntário de um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju (L 225212941G, validade 09/09/2023) e um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju e Passas (L 225312941G, validade 10/09/2023), após ter identificado a possibilidade remota de que algumas unidades desses lotes tenham sido produzidas com pequenos fragmentos de vidro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa suspendeu imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes de produtos e esclarece que a ação de recolhimento é restrita aos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde os lotes foram distribuídos. Grande parte das unidades envolvidas já foi recolhida pela empresa, que está colaborando com as autoridades para que as demais unidades sejam recolhidas.
A suspeita da presença de pequenos fragmentos de vidro provém da quebra de um sensor na linha de fabricação, que pode ter tido algum contato com os referidos lotes. A empresa reforça que a qualidade e segurança de seus produtos são prioridades inegociáveis, e que adota rígidos padrões e controles em todas as etapas do processo produtivo e de distribuição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
● 3 toneladas de carne no lixo: ANVISA baixa o facão contra açougue popular por descoberta de contaminação
A GAROTO reforça seu compromisso com a segurança dos seus consumidores e disponibiliza os canais 0800 055 95 50 e sacgaroto@garoto.com.br para contato”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu com a garoto após a proibição?
A contaminação ocorreu de forma pontual, afetando somente os dois lotes mencionados. Portanto, a situação se encontra resolvida e os produtos não estão mais em circulação. Atualmente a Garoto funciona normalmente vendendo seus produtos em todo o Brasil e cumprindo todas as determinações da Anvisa. Destacando que a própria quem deu início ao recall, enfatizando seu compromisso com a segurança dos consumidores.
A Garoto
Para quem não sabe, a Garoto, uma empresa de excelência e bom funcionamento, fundada em 16 de agosto de 1929, por um imigrante alemão, em Vila Velha, no Espírito Santo. Segundo a marca, ela é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo, contando com um portfólio de aproximadamente 70 produtos.
Atualmente, presente em mais de 50 países, segundo a ‘Wikipédia’, a Garoto é a 3° maior fabricante de chocolates do Brasil. Seus maiores sucessos são suas caixas de bombons, com uma grande variedade de sabores e os tabletes familiares da marca. A empresa possui muito renome no nosso país e faz de tudo para melhor atender os seus consumidores.
Quais as marcas de chocolates mais consumidas no Brasil?
- Cacau Show.
- Lacta.
- Bis.
- Garoto.
- Ferrero Rocher.