Saiba tudo sobre 3 marcas de óleo, leite e sal retirados do Assaí e +, contendo um risco fatal e sendo proibidos pela Anvisa
A Anvisa cumpriu o seu dever em proteger a população e os consumidores, com a proibição de uma série de produtos, com acusações bastante perigosas que poderiam trazer sérias complicações aos clientes dos mercados, sendo retirados até mesmo do Assaí e +, algo que repercutiu bastante este mês.
Como todos sabem, óleo, leite e sal são alimentos indispensáveis pelos brasileiros, e a sua proibição é algo bastante importante e crucial de se entender, pois, para a dona de casa, é algo que não pode faltar no dia a dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do site “consultas.anvisa.gov.br”, o qual informou no dia 16 de junho de 2023, que a Anvisa suspendeu a comercialização de leite e soro da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023, com os seguintes nomes arrancados dos mercados:
- Leite UHT integral.
- Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro).
- Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).
Segundo as informações, os leites foram produzidos sem a devida autorização do Ministério, com os rótulos com a informação errônea de que teriam sido fabricados por uma filial da empresa, sem as devidas condições de higiene garantidas, o que seria um risco fatal aos consumidores.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos, com a venda dos leites proibida até os dias atuais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo as informações, datadas de 11 de abril de 2023, a Anvisa também proibiu a comercialização, distribuição e uso de um lote de Óleo de Soja, da marca Cocamar, pois o teor de gordura trans estava acima do permitido, o que causaria grandes problemas de saúde à população.
Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da Cocamar, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos, e a proibição do lote de óleo segue em vigor até os dias atuais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, com dados do dia 06 de maio, o famoso Sal Moído Refinado Iodado, da marca UNIÃO, também teve um dos seus lotes proibido de ser comercializado, pois estava com a determinação de Iodo fora do padrão, o que infringe as leis da vigilância sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme foi informado, a Maranata Salineira do Brasil não prestou esclarecimentos sobre o ocorrido, mas os demais lotes não apresentaram problemas, podendo ser comprados normalmente em mercados e lojas virtuais.
Vale ressaltar que algumas dessas marcas são nomes de peso na indústria de alimentos do Brasil, com anos de serviço competente e de respeito aos brasileiros, e erros assim podem acontecer na fabricação, com todos os cuidados e medidas tomadas pensando na saúde e bem-estar do consumidor.
Quais produtos precisam da aprovação do órgão regulador no Brasil?
Segundo informações do site “licempre.com”, o registro na Anvisa é obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos, devendo ser sempre analisados e passados por uma perícia especializada do órgão para receberem aprovação.