O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!
Já pode arrancar do seu armário: ANVISA acaba de decretar proibição de pimenta popular nº1 por flagra fatal
03/07/2024 às 9h44
ANVISA decreta proibição contra marca de pimenta popular, presente na maioria dos lares brasileiros, após flagra fatal e você deve arrancá-la imediatamente do seu armário
Há quem ame, há quem odeie e há àqueles que a consomem de forma moderada … Mas uma coisa é certa, a pimenta é um dos temperos mais amados e está presente na maioria das dispensas dos lares brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois do seu descobrimento durante as primeiras expedições nas Américas, as pimentas foram introduzidas em diferentes áreas e hoje se encontram espalhadas pelo mundo em diversos tipos, formas e até mesmo em receitas improváveis.
Vale destacar que a importância das pimentas vai além da culinária, ela também se faz presente nas crenças, na medicina alopática ou natural e até mesmo como arma de defesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a ANVISA praticamente acaba de proibir a venda e comercialização de uma marca de um tipo de pimenta que é nº 1 da lista de compras dos consumidores, a pimenta do reino, fazendo com que muitos tenham que arrancar a marca às pressas dos armários de cozinha.
Flagra fatal
De acordo com o portal da ANVISA, a medida foi expressa através da RESOLUÇÃO-RE Nº 2.394, publicada no último dia 26 de junho de 2024, na qual suspende a comercialização, distribuição e uso do lote 45349 da pimenta do reino da marca Pancada, cuja responsabilidade pertence à empresa PANCADA TEMPEROS E FESTAS LTDA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo exposto na própria resolução, essa medida foi motivada após uma análise proposta pela autarquia considerar o resultado insatisfatório nos ensaios de detecção e determinação de glutén.
Fora a identificação de elementos histológicos, os quais identificaram presença de glúten e amido não declarados na rotulagem, além de outras irregularidades na análise de rotulagem.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Bolo envenenado”: Globo confirma morte por nº1 dos brasileiros e ANVISA liga o alerta
● A proibição da Anvisa contra produto n°1 dos idosos no Brasil confirmado por Ana Paula Araújo no BDBR
● Risco de feridas na cabeça: ANVISA emite proibição contra creme de hidratação nº1 das 45+
Apesar de parecer inofensivo, essas informações são cruciais para certas pessoas com intolerância ao glúten e até mesmo celíacas.
Alias, de acordo com o portal de Medicina da Puc, os sintomas mais frequentes após o consumo de glutén em pessoas celíacas são diarreia, excesso de gases e desconforto abdominal, além de fadiga e dor de cabeça.
Porém, caso a mesma não seja tratada, ela pode levar a morte, em casos mais extremos.
Sendo assim, em produtos do tipo essa informação é extremamente fundamental uma vez que pode poupar muitos incidentes fatais.
Quais foram as manifestações e situação da empresa Pancada Temperos e Festas?
De acordo com as apurações do TV Foco, feitas nesta quarta-feira (03), não foram encontradas manifestações, tampouco notas oficiais da empresa mencionando o ocorrido.
Fora isso, o fato atingiu somente o lote mencionado, sendo assim os demais lotes e produtos da empresa continuam sendo comercializados normalmente.
Lembrando que o espaço permanece em aberto caso a mesma queira se manifestar e expor a sua versão dos fatos.
Importância da Pancada:
A empresa Pancada Temperos E Festas foi fundada em 08 de julho de 1974, e está localizada na região de Franco da Rocha, SP. A empresa tem cerca de 50 anos de existência no mercado brasileiro e fornece uma infinidade de temperos e especiarias.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.