Rodrigo Bocardi confirmou notícia na Globo durante o Bom Dia Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma reguladora federal que tem a função de promover a saúde da população brasileira por meio do controle sanitário. Dessa vez, falaremos sobre uma proibição da autarquia contra um produto amado que acabou sendo noticiada por Rodrigo Bocardi durante o Bom Dia Brasil.
Na ocasião, o jornalista relatou que o produto acabou gerando uma grande emergência pública no Rio de Janeiro, uma vez que mais de cem pacientes procuraram as unidades hospitalares com lesões nos olhos em decorrência das pomadas para cabelos. A reportagem foi exibida no dia 29 de dezembro, na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nos últimos dias os hospitais do Rio de Janeiro atenderam mais de cem pessoas que usaram pomadas para modelar o cabelo e tiveram ardência e até queimaduras nos olhos. A Anvisa emitiu um novo alerta sobre esses produtos para as festas de final de ano”, disparou Rodrigo Bocardi, que comandou o telejornal na ocasião.
Na reportagem, algumas pessoas relataram suas experiências que tiveram ao usar essas pomadas e todos os problemas. Acontece que a vigilância sanitária proibiu a comercialização do produto para modelar e trançar cabelo depois da ocorrência de efeitos como queimaduras nos olhos e cegueira temporária.
Cabe lembrar que a medida, publicada no Diário Oficial da União abrange todos os tipos e todas as marcas que têm essa função estética, e prevê que nenhum lote de produtos desse tipo seja vendido ou utilizado por consumidores e profissionais que trabalham no ramo da beleza em todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos anos, essas pomadas modeladoras se tornaram grandes aliadas de cabeleireiros. Desde tranças até baby hair, os produtos são usados comumente em cabelos crespos e cacheados, prometendo definição e brilho. Esses problemas caíram como um verdadeiro balde de água fria.
Segundo o G1, mais de 1,2 mil pomadas modeladoras foram proibidas pela Anvisa. De acordo com o que foi divulgado pela autarquia, foram cancelados os produtos que:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
- Possuíam a forma física declarada de pomada;
- Incluíam o termo pomada na embalagem em qualquer idioma;
- Tinham na fórmula 20% ou mais de álcoois etoxilados;
- Tinham sido notificados durante suspensões anteriores;
- E que tinham sido registradas por empresas que tiveram pelo menos um produto associado a evento adverso grave.
Antes do Carnaval, o Ministério da Saúde emitiu uma nota para alertar as pessoas a respeito do risco dos produtos: “É preciso tomar cuidado para usar apenas produtos que sejam registrados pela Anvisa, lendo atentamente as instruções, se atentando quanto ao uso excessivo e os testes de alergia”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das condições para autorização de venda, segundo a nota, é que o produto não esteja envolvido em qualquer evento adverso grave desde a sua entrada no mercado. Outro ponto é a composição da pomada: lotes que apresentaram concentração superior a 20% do ingrediente ceteareth-20 foram proibidos.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.