Urgente!
Formol encontrado e CÂNCER: A proibição urgente da ANVISA de produto amado por mulheres confirmada na Record
22/05/2024 às 11h07
A proibição da ANVISA de produto amado por mulheres confirmada na Record
Há dois anos atrás, o Jornal da Record confirmou proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de produto muito amado por mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do formol, que é um alisante capilar proibido no Brasil.
No entanto, segundo informações do Gov, 35% dos fiscais de Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios ainda relataram ter constatado o uso irregular de formol em alisantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, a população precisa estar atenta aos riscos do uso irregular dessa substância em salões de beleza.
Os alisantes são produtos cosméticos que modificam a estrutura química capilar para relaxar, alisar ou ondular os cabelos com duração do efeito após o enxague.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os alisantes capilares, inclusive os importados, devem ser registrados. Alisantes sem registro estão irregulares e podem causar danos à córnea, queimaduras graves no couro cabeludo, quebra dos fios e queda dos cabelos.
Contudo, o formol não pode ser utilizado como alisante capilar. Adicionar formol a esses produtos é infração sanitária (adulteração ou falsificação) e crime hediondo, de acordo com o art. 273 do Código Penal.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 100kg de carne podre: A interdição da Anvisa contra açougue e padaria tradicional em SP por flagra nojento
● Coágulos no cérebro e AVC: JN paralisa país com decreto da ANVISA contra produto nº1 entre jovens
● Carne de cachorro: ANVISA determina fechamento urgente de açougue após nojeira
Desse modo, o uso indevido de formol em alisantes de cabelo pode causar diversos males à saúde, como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência dos olhos e lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz.
Exposições constantes podem deixar a boca amarga e causar dor de barriga, enjoo, vômito, desmaio, feridas na boca, narina e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios), podendo até levar à morte.
Vale ressaltar que procedimentos e métodos para alisamento capilar, como escovas inteligente, definitiva e de chocolate, não são regulamentados pela Anvisa.
A Agência registra somente os produtos que serão utilizados. Entretanto, todos os salões de beleza devem ser licenciados pela Vigilância Sanitária local.
Onde posso consultar os alisantes de cabelo registrados?
Para saber se um alisante de cabelo é registrado na Anvisa, basta conferir no site oficial da agência. Essa consulta também pode ser realizada no portal Gov.
É preciso ter em mãos uma das seguintes informações: número do processo ou número de registro, nome do produto, nome da empresa detentora do registro ou CNPJ.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.