A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decretou de forma imediata a proibição de produto queridinho entre as mulheres; veja
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de uma gama de produtos e serviços do dia a dia. Por meio da fiscalização, decretos e outra gama de atividades, o órgão cumpre sua missão de proteger os consumidores.
Dessa vez, a autarquia decidiu proibir produto popular amado pelas mulheres. Em 2023, a retirada urgente desse produto do mercado foi devido a denúncias recebidas pela Anvisa sobre possíveis efeitos adversos associssiados a ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, nos últimos anos, esse tipo de produto virou febre entre os brasileiros. Com a crescente de pessoas assumindo seus tipos de cabelos e o estouro dos diversos estilos de penteados com tranças que se popularizaram, os cosméticos para trançar e modelar os fios emergiram no mundo da moda, no entanto, trouxe consigo graves problemas, sendo o provável causador até mesmo de cegueira.
De acordo com a Anvisa, devido à possibilidade de os produtos capilares permanecerem no cabelo por longos períodos, é crucial ter preocupações em relação aos olhos.
Quando o cabelo entrar em contato com a água, seja no banho, ou em outras atividades, até mesmo transpirando, o produto pode escorrer e entrar nos olhos, podendo resultar em irritação ou complicações mais sérias
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Somente em 2 dias em dezembro de 2023, mais de 100 pessoas chagaram ao pronto-socorro no Rio de Janeiro com queimaduras nos olhos causadas por pomadas capilares.
Os pacientes, atendidos na emergência do Hospital Souza Aguiar, no Centro do RJ, relataram que, o produto escorreu do cabelo para os olhos, provocando ardência e queimadura. As informações soa do ‘G1’.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa também recebeu denúncias através dos órgãos de Vigilância Sanitária locais, hospitais da Rede Sentinela e por matérias jornalísticas veiculadas na imprensa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira a seguir quais foram os efeitos adversos causados pelos produtos.
- Reações alérgicas;
- cegueira temporária;
- vermelhidão;
- ardência nos olhos;
- lacrimejamento intenso;
- coceira;
- inchaço ocular; e dor de cabeça.
Além de outros efeitos colaterais, relatados após a utilização desses produtos. Segundo relatos de médicos que trataram pacientes com esse sintoma, a restauração da visão em certos casos levou mais de uma semana e até 15 dias.
A Anvisa proibiu a comercialização de diversos produtos para modelar cabelos, como pomadas, devido à riscos a saúde. Em dezembro de 2023, a Agência já havia proibido cerca de mais de 1 mil pomadas. Apesar disso, esses produtos ainda podem ser encontrados em marketplaces ou sites de vendas.
A Vigilância Sanitária de Santa Catarina alerta que esses produtos se encontram irregulares e proibidos de serem comercializados, devido os riscos à integridade física das pessoas, e existe uma lista de cosméticos autorizados pela autarquia, que são seguros e podem ser usados.
Como saber se o produto tem registro na Anvisa?
Segundo o portal ‘Gov.br’, para descobrir se um produto está realmente regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), basta acessar o ‘Sistema de Consultas’ do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.