ALERTA!
Donas de casa sem chão: ANVISA decreta proibição de produto de limpeza nº1 e retira de lojas por risco grave
28/07/2024 às 19h40
Confira nesta matéria tudo sobre a proibição do órgão contra um produto de limpeza popular entre as donas de casa que precisou ser arrancado das prateleiras das lojas em todo o Brasil por risco
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma das principais autarquias do Governo Federal, sendo a responsável pela fiscalização de qualidade e segurança de diversos produtos e serviços presentes no nosso dia a dia. Dessa vez, por exemplo, falaremos da atuação do órgão ao proibir um produto de limpeza muito famoso entre as donas de casa devido a riscos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, se tem uma coisa que toda dona de casa ama fazer é escolher muito bem os seus produtos de limpeza. Cada uma possui os seus favoritos seja pelo cheirinho, a durabilidade ou a potência do saneante. Existe uma série de marcas e tipos disponíveis no mercado, mas um deles, foi recentemente proibido pela Anvisa devido riscos prováveis por algumas irregularidades.
Segundo as informações divulgadas pelo portal oficial de Consulta da Anvisa, recentemente a agência precisou decretar a interdição de um produto de limpeza muito famoso no mercado. Estamos falando sobre o desinfetante da marca Proeza, que pertence à empresa Petrópolis Produtos de Limpeza LTDA. Vale dizer que, essa é uma das marcas favoritas das brasileiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, na resolução divulgada pela Anvisa no dia 6 de maio de 2024, a autarquia esclareceu que foi comprovado a fabricação do produto saneante com fórmula diferente da autorizada pelo órgão regulador. Na ocasião, todos os desinfetantes da marca Proeza precisaram ser recolhidos dos mercados. Tendo a sua venda suspensa em todos os estabelecimentos.
Situação da marca e produtos
Vale dizer que, a Petrópolis, dona da Proeza, atende os clientes com diversos outros produtos. Em seu site oficial é possível acompanhar o catálogo de opções disponíveis para venda. Inclusive, a empresa segue funcionando normalmente, visto que a proibição da Anvisa foi de forma pontual no desinfetante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, não foram encontrados notas públicos a respeito do ocorrido. Porém, o espaço segue aberto para esclarecimentos por parte da empresa e exposição dos fatos. O TV FOCO abre espaço para ouvir qualquer pronunciamento da empresa citada e está disposto a fazer alterações nesta matéria.
O que a Anvisa fiscaliza?
Para quem não sabe, a agência funciona em forma de autarquia, ou seja, tem o poder de comandar a si própria. Ela faz o controle sanitário em prol da saúde da população, e tem poder para fiscalizar tanto produtos nacionais quanto importados.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto, ou serviço.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.