A Vigilância Sanitária surpreendeu ao fazer uma proibição urgente contra um produto queridinho amado pelas donas de casa. Ele foi arrancado dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Nessa matéria, falaremos de um produto queridinho das donas de casa que foi proibido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cabe lembrar que, a decisão da Anvisa de retirar o produto dos mercados ressalta a gravidade do problema e a necessidade de conscientização sobre os perigos associados ao seu uso. Para quem não sabe, estamos falando sobre a proibição de um lote de Canela em Pó da marca Kodilar.
A canela é uma especiaria que possui diversos usos na cozinha, além de apresentar também muitos benefícios à saúde, tendo propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. No entanto, o produto da marca Kodilar foi proibida pela Anvisa, e o motivo é chocante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a comercialização do lote 386-26 da Canela em Pó, marca Kodilar, com validade até 05/10/2024, foi suspensa em todo o país. Devido à detecção da presença de pelos de roedor e fragmentos de insetos.
Aliás, eles afirmaram na publicação que a proibição foi fundamentada nos resultados do laudo de análise conclusiva nº 830.1P.0/2023, fornecido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O laudo revelou resultados preocupantes no teste de detecção de materiais estranhos potencialmente prejudiciais à saúde humana, como pelos de roedores, além de identificar falhas nas Boas Práticas de fabricação, como a presença de fragmentos de insetos, no lote mencionado.
Falta de pronunciamento
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual
Apesar da falta de pronunciamento da empresa, uma busca rápida pela marca na internet é possível encontrar o produto vendido normalmente. Isso porque somente o lote comprometido foi atingido pela determinação da Anvisa.
Uma das melhores marcas:
A Kodilar é uma empresa de tradição, que busca oferecer, por meio de seus produtos, qualidade de vida. Aliás, a marca é muito utilizada pelas donas de casa por oferecer uma variedade de temperos.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.