Vigilância Sanitária proíbe 6 produtos de limpeza que pode estar no armário do público ainda hoje
A Anvisa, responsável pela fiscalização dos produtos de limpeza do Brasil, entrou com o anúncio de proibição a 6 grandes produtos de limpeza que chocou a população brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque esses produtos podem estar nas prateleiras das donas de casa hoje e isso significa um problema para a saúde.
Segundo o próprio site de consultas da Anvisa, foram proibidos os seguintes produtos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ordelimp da empresa Àquila Indústria Química, a situação está com suspensão ativa desde o dia 16 de maio.
Segundo o portal o motivo da suspensão: “produto classifica-se como Risco 2 indevidamente notificado nesta Agência“.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não foi encontrado comunicado da empresa, mas é possível achar o produto a venda.
Outro produto notificado pela Anvisa foi o Útil Cloro em Pó da Útil Química. O motivo: “produto classifica-se como Risco 2 indevidamente notificado nesta Agência“. Por isso está suspenso desde o dia 10 de maio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não encontramos comunicado da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro produto que está suspenso pela Anvisa desde o dia 06 de maio são os Produtos Saneantes, Gel Pinho Formilar e Limpa Alumínio da empresa Francisco Fronzione.
“fabricação de produtos saneantes sem registro“.
Não encontramos notificação da empresa.
Mais um foi o Desinfetante Proeza da Petrópolis Produtos de Limpeza. “Considerando a comprovação da fabricação de produto saneante com fórmula diferente da autorizada pela Anvisa” desde o dia 6 de maio.
Por fim, de acordo com o g1, no dia 9 de maio, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso de determinados lotes do detergente Ypê. Segundo o órgão, foi identificado o risco de contaminação biológica, que, de acordo com a fabricante, não oferece risco à saúde ou segurança do consumidor.
A agência informou que havia sido notificada pela empresa sobre o recolhimento voluntário do produto, mas não divulgou quando isso aconteceu. Segundo o órgão, o motivo foi a identificação de um “desvio” durante a análise de monitoramento da produção, o que poderia causar um “potencial risco de contaminação microbiológica”.
Em nota, a Química Amparo, empresa produtora do detergente Ypê, informou que fez o recolhimento dos itens há mais de um mês após análise interna que identificou em alguns lotes a “descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato“.
O QUE FAZ A ANVISA?
Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos.