Queijo popular dos supermercados acabou tomando proibição severa da ANVISA após grave contaminação capaz de causar diarreia e demais problemas de saúde
O queijo, além de ser um laticínio delicioso, é uma ótima fonte de proteínas de alto valor biológico, cálcio e bactérias que ajudam a regular o intestino.
Além disso, ele contém muitos outros nutrientes importantes, como fósforo, potássio, vitaminas D, A, B2 e B12. Não é a toa que esse alimento pode ser consumido em dietas voltadas para uma alimentação balanceada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em quase todos os lares ele está presente e costuma ser consumido em vários momentos do dia, principalmente pelas manhãs.
Porém, uma marca nº 1 para muitas donas de casa, acabou sofrendo uma proibição da ANVISA após ser comprovado pela autarquia o risco de contaminação pelo seu consumo.
Trata-se do Queijo Minas Artesanal, Marca Do Serro, cujo qual é extremamente tradicional e reconhecido no mercado desde o ano de 2002.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proibição
De acordo com a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.707, publicada no dia 2 de maio de 2024, a ANVISA baixou a proibição do lote 19205 do queijo mencionado, cuja fabricação está na responsabilidade da empresa COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DO SERRO LTDA.
As validades do lote atingido correspondiam as seguintes datas: 01/07/2024; 04/07/2024; 07/07/2024; 10/07/2024; 10/07/2024; 16/07/2024; 18/07/2024; 21/07/2024; 23/07/2024; 25/07/2024; 28/07/2024; 30/07/2024 e 01/08/2024
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 3 toneladas de carne no lixo: ANVISA baixa o facão contra açougue popular por descoberta de contaminação
● “Estado de putrefação”: Procon baixa ordem em açougue popular e joga 510 kg de carne no lixo por risco
● Risco grave: ANVISA proíbe 2 azeites populares e +1 produto queridinho das donas de casa
Isso porque, de acordo com a autarquia, o produto apresentava a presença de Salmonella. Pra quem não sabe, além de ser uma bacteria perigosa ela pode causar uma série de problemas de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme dados do site Gov.br, a Salmonella pode resultar em duas formas de enfermidade, sendo elas: salmonelose não tifóide e febre tifoide.
Os sinais de salmonelose não tifoide pode apresentar bastante incômodo, porém a condição tende a se resolver por si só em indivíduos saudáveis (embora possa ser fatal em certas situações).
Já a febre tifoide é mais grave e tem mais chances de culminar em uma morte. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) é vômito, diarreia, dor abdominal, febre, entre outros.
Manifestações e situação atual da empresa
Ao procurar manifestações da COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DO SERRO LTDA, as mesmas ainda não foram encontradas, porém o espaço permanece aberto para que ela possa expor a sua versão dos fatos.
Fora isso, a situação ocorreu após o recolhimento voluntário, ou seja, a própria empresa se responsabilizou em comunicar às autoridades sobre essa situação, o que mostra a idoneidade inquestionável da mesma, que evidentemente se preocupa com a qualidade dos seus produtos.
Como a situação afetou somente o lote e as datas de vencimento mencionadas no inicio do texto, os demais produtos da empresa estão sendo comercializados normalmente e seguindo todo o rigor necessário, conforme visto através desse link.
Qual a importância da COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DO SERRO?
Fundada ainda em 29 de janeiro de 1964, a Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro, mais conhecida como CooperSerro, tem uma história de sucesso, atuando como agente de transformação financeira, social e econômica no Serro e região e garantindo a oferta de produtos de qualidade para seus clientes.